O que a mosca deixa na comida após pousar no seu prato é nojento (e muito perigoso!)

01/08/2016 16:24:17
Compartilhar

Quantas vezes, enquanto você comia, uma mosca pousou na comida? E quantas vezes você só espantou o inseto e continou comendo? Acredite, isso pode ser muito perigoso. Você consegue imaginar o que as moscas são capazes de levar para a sua comida em poucos segundinhos que pousam ali? Depois de ler isso, será difícil que você continue comendo das próximas vezes.

O que as moscas podem depositar na comida?
Esses insetos se alimentam basicamente de materiais orgânicos em decomposição. O que isso significa? Que as moscas costumam buscar alimentos no lixo ou mesmo se alimentar de fezes, por exemplo – elas ingerem a parte líquida dessas substâncias. No meio biológico, elas são conhecidas como vetores mecânicos por serem capazes de carregar muitas coisas com elas e, consequentemente, depositar em todo lugar por onde passarem.

Entre os principais “presentinhos” elas carregam, estão coliformes fecais, bactérias, vírus e parasitas. Tem noção do que isso é capaz de fazer no seu organismo quando você come o alimento que foi infectado pela mosca?

Quais doenças pode transmitir?
Entre os principais problemas causados pelo consumo de alimentos contaminados por moscas está a conjuntivite, febre tifoide, tuberculose, diarreia, entre outros.

No Nordeste do Brasil, a virose da mosca faz muitas vítimas em épocas chuvosas. Nesses períodos quentes e com chuvas esporádicas, as moscas surgem aos montes e contaminam alimentos em restaurantes e supermercados. Com isso, a virose se espalha, causando gastroenterite viral. Durante o mais recente surto, que aconteceu em fevereiro de 2016, hoispitais do Ceará lotaram com pessoas que apresentavam sintomas como náuseas, vômitos, diarreias, dores abdominais, febre e dores no corpo.

O que fazer quando uma mosca pousa na comida?
Se uma mosca pousou na sua comida, o ideal é que esse alimento seja jogado fora, orienta o professor de zoologia do Instituto de Biologia da Universidade de São Paulo (USP), Silvio Nihei. “É arriscado. O indicado é não ingerir mais aquele alimento, porque você não sabe onde aquela mosca pousou antes”, explica.

Parece motivo suficiente para nunca mais continuar comendo o alimento infectado pela mosca?

Compartilhar