O carboidrato é vilão ou aliado?

18/11/2016 09:50:54
Compartilhar

O carboidrato é vilão?
Não! O Carboidrato é a principal fonte de energia para o nosso corpo, ou seja, ele é importantíssimo para realizarmos nossas atividades do cotidiano. Ele pode ser transformado em glicose e glicogênio (no fígado e nos músculos) e em ácidos graxos (adipócitos) onde fazemos nossa reserva de energia. O medo e a fama de vilão dele, vem exatamente da sua transformação em adipócitos (células de gordura). Mas esse processo todo depende da quantidade do momento e do tipo de carboidrato que você está comendo! Pode ser classificado de diversas maneiras e de acordo com vários fatores. A classificação mais simples para o nosso dia a dia é de acordo com o tempo de absorção, podemos assim classifica-los em: Carboidratos Simples e Carboidratos Complexos.

Os carboidratos simples são digeridos e absorvidos rapidamente, gerando energia imediata. Levam a um aumento rápido das taxas de glicose no sangue e consequentemente da insulina (hormônio responsável pelo processo utilização pelas células e “transformação” em gorduras).
São exemplos de carboidratos simples: mel, açúcar, pão branco, farinhas brancas, macarrão branco, doces em geral.
Os carboidratos complexos são digeridos e absorvidos mais lentamente, o que leva a um aumento gradual da glicemia e consequentemente da insulina. São exemplos de carboidratos complexos: batata doce, mandioca, grãos e alimentos integrais.

Qual o maior problema do carboidrato para boa forma? Existe carboidrato ruim e bom?
Não existe carboidrato bom ou ruim. A função final do carboidrato é a mesma: gerar energia. O importante é ficar atento a fonte, ou seja, qual alimento você está ingerindo para obter carboidrato e também às quantidades ingeridas. Exemplo: açúcar refinado é fonte de carboidrato simples, as frutas também. A escolha e a quantidade, depende de você!

Para manter a boa forma, um item importante de se observar é o momento do dia no qual você está ingerindo o carboidrato. No pré-treino, por exemplo, é imprescindível que haja consumo de carboidratos, para manter a performance aumentando os estoques de glicogênio muscular. Nesse momento os carboidratos complexos (de absorção mais lenta) são os indicados, pois liberam energia gradativamente durante o exercício. Já para uma reparação muscular no pós-treino, os de rápida absorção (carboidratos simples), são mais indicados. E aqui novamente um alerta: cuidado com a fonte!!

Algumas vezes, num programa alimentar, optamos por reduzir significativamente a ingestão do carboidrato, para que o corpo use todo estoque de glicogênio hepático para gerar energia e logo após passe a usar os lipídios ou seja nosso estoque de gordura. É preciso orientação de um nutricionista para seguir esse tipo de dieta (comumente conhecida como dieta Cetogênica), pois envolve diversos processos metabólicos, podendo levar a uma redução do nosso sistema imunológico favorecendo infecções, alterações hormonais e inclusive a perda de massa muscular (o que seria uma catástrofe!), se não tiver um bom acompanhamento. Enfim, o carboidrato realmente ganhou fama de vilão, isso se deve ao fato das pessoas o associarem a uma alimentação ruim. O que de fato precisa ser observado é qual alimento você está ingerindo? Qual a quantidade? Qual seu objetivo com relação a dieta? Por isso sempre procure um profissional para que possa te orientar.

http://revistamarieclaire.globo.com/

Compartilhar