x
Publicado 31/05/2017 17:28:26

Novo ministro da Justiça de Temer decidiu eleição em Friburgo na década de 90

Torquato Jardim decidiu embate entre Paulo Azevedo (Nelci) e Heródoto

O presidente da República Michel Temer deu posse nesta quarta-feira, 31, ao novo ministro da Justiça, Torquato Jardim. Torquato Jardim foi personagem direto por um dos casos mais rumorosos dos quase 200 anos da história política friburguense.

Então ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Torquato Jardim foi o relator do processo que culminou no afastamento do prefeito friburguense eleito em 1992, Nelci da Silva e de seu vice Paulo Azevedo, dando posse ao segundo colocado nas urnas, Heródoto Bento de Mello, dois anos depois - em novembro de 1994.

Naquela época, Nova Friburgo viveu um dos períodos políticos mais radicais de sua história. Num único dia, por exemplo, o município chegou a ter três prefeitos: Nelci (eleito), Heródoto, (segundo colocado), e Tião Pacheco (presidente da Câmara). Manifestações populares eram diárias e a Câmara se transformou num verdadeiro barril de pólvora.

O voto do ministro-relator do TSE, na ocasião, colocou um ponto final na discussão jurídica. Porém, vale lembrar, dois anos depois, em 1996, Paulo Azevedo foi eleito novamente prefeito com esmagadora votação.

Torquato Jardim tem história em Friburgo!