Nova tinta de cabelo muda de cor de acordo com a temperatura

22/02/2017 12:14:40
Compartilhar

A tintura alterna entre tons quentes e frios dependendo do ambiente em que você se encontra

A empresa britânica The Unssen acaba de tornar realidade o sonho daqueles que sempre quiseram ver seus cabelos mudando espontaneamente de cor. Chamada FIRE, a tintura foi desenvolvida com tecnologia reativa e alterna entre cores quentes e frias de acordo com a temperatura do ambiente.

A tinta é capaz de produzir a mágica graças as suas moléculas de carbono que reagem de acordo com as flutuações de calor. Acima de determinadas temperaturas, algumas moléculas são mais estáveis do que outras. Quando isso acontece, ocorre uma alteração na absorção de luz, o que acaba por produzir a mudança de cor. Os tons poderão ir desde o vermelho vivo ao mais suave azul pastel.

Segundo a empresa, a tintura não prejudica o couro cabeludo nem as fibras capilares. Os produtores da fórmula dizem ter neutralizado qualquer substância irritante através de um processo que utiliza cadeias de polímeros capazes de “encapá-las” e minimizar seus efeitos.

Antes de ir ao mercado, porém, a tinta ainda precisa ser refinada e passar por testes finais que possam garantir a inocuidade do material quando aplicado ou não ao fios.

A dona da empresa, a designer Lauren Bowker, já é conhecida por seus colegas como “a alquimista” da moda. Seus principais projetos utilizam a química para criar fórmulas e composições que alteram a cor de roupas e acessórios de acordo com as condições de calor e umidade. Ela espera que descobertas desse tipo possam encorajar as meninas a se aventurarem nos campos da ciência e engenharia.

Veja o vídeo abaixo:

http://revistagalileu.globo.com  

Compartilhar