x
Publicado 14/08/2015 15:13:13

Nova Friburgo: Robô será usado para prevenção de deslizamentos de encostas

A Prefeitura de Nova Friburgo informou nesta quinta-feira, 13, que o município será contemplado com uma estação robotizada para prevenir movimentação de terra (encostas).

O equipamento será fornecido pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), órgão vinculado ao Ministério da Ciência e da Tecnologia em conjunto com a Coordenadoria de Defesa Civil. De acordo com a Secretaria Municipal de Defesa Civil, a estação será instalada na Escola Municipal Lafayete Bravo Filho, no Bairro Floresta.  

A área do bairro Floresta, Rosa Branca e Granja Mimosa foram selecionadas, segundo informou a secretaria municipal de Defesa Civil, porque tem uma topografia que configura área de risco.

A Estação Total Robotizada (ETR), como é chamada, tem cobertura na faixa de 2,5 km, em 360º, 24h por dia. A ETR funciona repercutindo sinais de laser a sensores, denominados prismas, que retransmitem o sinal à estação.

O mínimo deslocamento dos prismas e as menores alterações de suas posições indicam anomalias no terreno. Esses movimentos de massa de terra são obtidos com antecedência de até três dias e fornecem subsídios para emissão de alertas prévios.

Os prismas serão instalados em plataformas de concreto, juntamente com pluviômetros e sensores de sola, formando uma rede de coleta de dados. Com os pluviômetros automáticos, semiautomáticos e manuais, essa coleta de dados ficará ainda mais precisa. Os dados têm envio imediato pela internet para o Cemaden, que os analisa e toma as devidas medidas.

O equipamento de alta tecnologia para o monitoramento de encostas e morros totaliza investimentos em torno de R$ 1,1 milhão.