x
Publicado 22/07/2015 11:59:46

Nova Friburgo registrou 100 incêndios florestais em 2015

Incêndio florestal no Lazzaretto

Considerada uma das cidades do Estado do Rio de Janeiro com maior risco de incêndios florestais, Nova Friburgo registrou este ano 98 focos em matas, dos quais 26 em julho.

Com a chegada do período de estiagem, o Corpo de Bombeiros de Nova Friburgo acendeu a luz amarela para a situação. Equipes estão em prontidão para atuar em casos de emergência.

Na semana passada, por exemplo, ocorreram alguns focos no município que chegaram a ameaçar várias residências no centro da cidade e na região de Conselheiro Paulino.

O perigo que ronda Nova Friburgo foi medido no Mapa das Ameaças Climatológicas do Estado do Rio, elaborado recentemente pela Secretaria Estadual de Defesa Civil. A ferramenta classifica as cidades em cinco categorias de risco: leve, médio, alto, muito alto e severo. Friburgo foi incluída na última opção.

Para a Secretaria de Defesa Civil, a divulgação do mapa ajuda a antecipar desastres e prevenir as consequências. No ano passado, os bombeiros foram acionados 512 vezes para atendimentos de combate à vegetação.