x
Publicado 10/07/2017 12:13:04

Nova Friburgo no ranking de cidades reconhecidas e recomendadas como destino turístico

Três Picos - Foto Angel Drones

A alta temporada na Região Serrana atrai centenas de turistas e Nova Friburgo, referência em qualidade de hospedagem, gastronomia e variados atrativos. Por isso mesmo, nada mais natural e honroso para a cidade do que a lei estadual que classificou Nova Friburgo como município de interesse turístico.

O Mapa do Turismo é um cadastro que qualifica e seleciona o potencial de profissionalismo e a importância do turismo para determinado destino em esfera nacional. Assim, com os requisitos cada vez mais restritivos, fazer parte desse ranking de municípios reconhecidos formalmente como destinos de interesse turístico é de fundamental importância para oportunizar a atração e captação de recursos, profissionalizando e desenvolvendo o turismo de Nova Friburgo. O Ministério do Turismo destina prioritariamente seus recursos para cidades e regiões que sejam de interesse turístico e estejam inseridas no Mapa do Turismo.

Reduto dos amantes de ecoturismo e apreciadores dos esportes de aventura, as conhecidas trilhas da cidade, acompanhadas pela Mata Atlântica, levam os turistas até cachoeiras e mirantes incríveis. São inúmeros pontos. Entre os atrativos, a área verde do Nova Friburgo Country Clube; o Encontro dos Rios e o Poço Feio, ambos em Lumiar; as esculturas do Jardim do Nêgo; o Teleférico do Suspiro; o Pico da Caledônia; a Casa Suíça e a Chocolataria Suíça; o Colégio Anchieta; a Cachoeira Véu da Noiva e o Parque Municipal Juarez Frotté; o Parque Cão Sentado e Três Picos.

Ainda existem atividades ao ar livre, como canoagem e rapel; arvorismo e tirolesa; rafting e excursões com caminhada e acampamento.
A rede hoteleira é simplesmente a maior do interior do Estado do Rio e a gastronomia é um caso à parte. Os tradicionais pratos europeus e as referências brasileiras fazem da comida local uma experiência singular. Restaurantes alemães oferecem excelentes pratos e uma extensa carta de cervejas com rótulos do mundo todo. Na época da colonização, os suíços trouxeram a tradição do chocolate, daí a realização do Festival do Chocolate, anualmente.