Nova Friburgo: Hemocentro convoca doadores de sangue

27/01/2017 11:39:30
Compartilhar

Estoques estão baixos; falta de sangue pode adiar cirurgias ortopédicas. Segundo a prefeitura, cada cirurgia exige, no mínimo, 2 bolsas de sangue.

A Prefeitura de Nova Friburgo, está convocando doadores de sangue para ajudar com o mutirão de cirurgias ortopédicas que está acontecendo no Hospital Raul Sertã desde o domingo (22). O objetivo é atender 46 pacientes que estão na fila de espera.

Segundo o município, com o baixo estoque de bolsas de sangue no Hemocentro e a proximidade do carnaval, caso a situação não se altere, as cirurgias serão adiadas até que os estoques sejam regularizados.

De acordo com a prefeitura, cada cirurgia demanda, pelo menos, duas bolsas de sangue. Só no domingo foram realizadas oito cirurgias que necessitaram de 16 bolsas de sangue. Todos os tipos sanguíneos estão com estoque baixo no Hemocentro, que atende ainda a outros 13 municípios da região.

“A gente tem um agravante que é a chegada do carnaval, período em que o consumo de sangue é maior. O estoque atual não consegue suportar as cirurgias e o consumo mínimo que precisamos para o carnaval. Se não tivermos o suporte necessário para realizar todas essas cirurgias que estão pendentes, infelizmente vamos ter que paralisar o mutirão. Temos que atender as duas demandas. Por isso é importante que a população nos apoie e aumente os nossos estoques para que a gente consiga dar continuidade ao mutirão”, esclareceu Michelle Silvares, subsecretária hospitalar.

Como doar?
O Hemocentro fica anexo ao Hospital Municipal Raul Sertã, no Centro, e recebe os doadores de sangue de segunda a sexta-feira, das 9h as 17h. Os interessados precisam levar carteira de identidade ou outro documento com foto.

Quem pode doar?
O doador de sangue precisa ter entre 18 e 65 anos (desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos), pesar no mínimo 50kg, estar descansado (ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas) e estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem à doação). Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (22) 2523-9000.

 

Compartilhar