x
Publicado 19/03/2017 13:08:23

Nova Friburgo é considerada a Capital da Truta

A história da truta em Nova Friburgo teve início na década de 1950, quando um alemão importou da Dinamarca um ovo fecundado da truta da espécie arco-íris e começou a fazer uma experiência no Rio Macaé. Mesmo não sendo originária da região, a espécie encontrou nas águas frias, puras e cristalinas de Nova Friburgo o ambiente ideal para sua reprodução e sobrevivência.

Hoje, com uma produção mensal de mais de três toneladas de truta, Nova Friburgo é o maior produtor do estado.

Um alimento leve e saudável
Por ser um peixe rico em ácidos graxos, como o Ômega-3, a truta fornece grande quantidade de vitaminas, fósforo e cálcio, e seu índice de proteínas é mais alto do que o da carne bovina. Além disso, devido ao baixo teor de calorias, ela é recomendada para dietas de emagrecimento. Além de nutritiva, a truta, que tem a carne tenra e o paladar suave, se harmoniza bem com diversos temperos, possibilitando a criação de pratos preciosíssimos.

O Ômega-3, um ácido poli-insaturado que tem por propriedade a redução do nível de colesterol no sangue, é encontrado em maior quantidade nos peixes de água fria, se concentrando na parte mais escura de sua carne e perto da espinha. Quando ingerida regularmente, essa substância é responsável por uma série de melhorias no metabolismo, tais como: diminuição do risco de um ataque cardíaco; regularização da frequência cardíaca; diminuição da pressão sanguínea; prevenção da formação de coágulos; redução da gordura do sangue e diminuição da possibilidade de derrame, por exemplo.