x
Publicado 06/07/2016 15:04:20

No Facebook todo mundo é feliz: será mesmo?

No Facebook todo mundo é feliz. Fotos com sorrisos, viagens marcantes, jantas saborosas. Quem acompanha o dia a dia das publicações na timeline da rede social até se surpreende com a boa vida que a maioria parece levar. Mas tudo isso pode mascarar uma outra realidade.

No Facebook todo mundo é feliz: verdadeiro ou falso?

As próprias pessoas acabam se expondo e, de certa forma, viram personagens. É por esse motivo que destacam apenas o que há de positivo e alegre. Afinal, ninguém quer fazer feio entre os amigos e parecer desinteressante. É por isso que não faltam relatos comoventes, fotos na praia e aquela selfie na balada.

No fim de contas, cria-se a ilusão de que no Facebook todo mundo é feliz e não existe tempo ruim. Parece que só você teve um dia ruim e ainda não conseguiu aquele emprego dos sonhos, não é mesmo? Talvez não seja bem assim.

Frustração no Facebook

Uma pesquisa feita pela Universidade Humboldt de Berlim e pela Universidade Técnica de Darmastadt mostrou que pelo menos uma a cada três pessoas da rede social já teve algum sentimento negativo após visualizar as postagens alegres dos amigos.

O grande catalizador de toda a inveja e frustração na rede social são as fotos. A pesquisa revelou que mais da metade dos entrevistados que demonstraram sentimentos negativos também tiveram ressentimento ao visualizar a imagem alegre de alguém nas férias.

Para não se deixar abater pelas publicações, é preciso entender que a afirmação de que no Facebook todo mundo é feliz é falsa. As pessoas compartilham apenas os seus momentos de alegria e omitem os de tristeza.

É importante saber olhar através do que está na internet. O Facebook não serve como termômetro para medir a felicidade de alguém. É uma questão de entender todo mundo tem altos e baixos, mas nem sempre os momentos ruins são expostos por aí.