x
Publicado 01/08/2016 11:45:41

Monumento que sela a amizade entre Brasil, Líbano e Nova Friburgo é inaugurado no Suspiro

O monumento é chamado Sadaka, e significa Amizade

Intitulado de “Sadaka” (a amizade), o monumento foi criado pelo artista plástico Felga de Moraes através do Instituto Felga i Gracias Arte e Cultura.

​Para celebrar a união dos dois países, na inauguração, a comunidade libanesa plantou um cedro do Líbano trazido para o Brasil pelo presidente da Associação Cultural​ ​Líbano ​- ​Friburguense​, Gilberto Sader, que foi o idealizador do monumento.

Friburguenses e turistas que passarem pelo local poderão admirar a obra de arte que eterniza a cultura dos dois países. “A ideia desse monumento surgiu quando voltei do Líbano, em uma conversa com o Felga, falando sobre a boa receptividade do povo libanês. Então resolvemos criar o Sadaka, uma palavra árabe que significa amizade. Felga fez o monumento em poucas horas. Ele criou todo o desenho e a estética. Hoje somos mais de 200 famílias libanesas aqui em Nova Friburgo e esse monumento é muito importante para todos nós, pois simboliza a eternização do povo brasileiro com o povo libanês.” afirmou Gilberto Sader.​