x
Publicado 21/11/2016 11:56:46

Moléculas encontradas no telefone podem revelar o estilo de vida das pessoas

Engana-se quem pensa que dados eletrônicos pessoais armazenados nos celulares são a única fonte de informação sobre os donos dos telefones. Cientistas da Universidade da Califórnia, em San Diego, nos Estados Unidos, descobriram que, ao redor dos aparelhos, as moléculas encontradas revelam muito sobre a saúde e o estilo de vida das pessoas, incluindo as comidas favoritas e até os tipos de medicação que são consumidos.

Os pesquisadores analisaram 40 telefones e descobriram vestígios de todos os tipos: desde cafeína e temperos até cremes de beleza e antidepressivos. Isso acontece, segundo o estudo, porque deixamos um rastro de moléculas, produtos químicos e bactérias em tudo o que tocamos. Mesmo depois de lavar bem as mãos não deixamos de transferir impressões para objetos.

As pessoas transmitem a maior parte das substâncias presentes no corpo através da pele, das mãos e também do suor.
São as principais áreas de contato do ser humano. O suor é a principal delas. Ele é composto principalmente de água, mas podemos encontrar também outras substâncias que são retiradas do sangue pelas glândulas sudoríparas.
Além de servir de proteção, a pele tem capacidade de absorção: por isso, é preciso ter cuidado com o que se consome. Esse cuidado deve ser maior com crianças e com idosos, que têm a pele mais fina e absorvem mais.

Na pesquisa, foi usada a técnica de espectrometria de massa — técnica que analisa e identifica as moléculas pela medição de sua massa e de sua estrutura química. Foram testadas 500 amostras obtidas de celulares e mãos.

http://extra.globo.com/