Maquiagem: o barato que sai caro. Quando a economia não vale a pena

30/10/2016 21:18:42
Compartilhar

Cuidar da beleza e bem-estar faz parte da rotina. Algumas de nós somos mais vaidosas, outras mais básicas, mas a maioria tem o mesmo comportamento quando o assunto é economia: quando o orçamento aperta, a gente se vira nos trinta! Reutilizamos produtos, compramos versões mais acessíveis, otimizamos até mesmo ingredientes da nossa cozinha. Contudo, alguns hábitos são perigosos para a saúde. Veja alguns alertas para o famoso “barato que sai caro”: quando a economia não vale a pena.

Colocar acetona em esmaltes antigos para desengrossar
A acetona e o removedor de esmaltes servem para dissolver o esmalte e retirá-lo das unhas, por isso, eles irão derreter o verniz e atacar o pigmento. Se você depositar acetona ou removedor no vidrinho de esmalte, ele ficará mais diluído, mas perderá brilho e fixação – o que interfere diretamente em sua durabilidade. Ambos são ainda mais voláteis do que o solvente usado pela indústria química, ou seja, a acetona vai evaporar mais rápido e seu esmalte não vai demorar a engrossar de novo.

Dividir máscara e batons com amigas para economizar
Quem nunca comprou aquela paleta de sombras com mais duas amigas para dividir o preço total e economizar? Quando falamos de batons e máscaras, contudo, se alguma de suas amigas estiver com alguma alteração na região dos olhos e bocas – como uma infecção por bactérias -, o produto poderá ficar contaminado e surgir uma pequena colônia de micro-organismos. Nada agradável, né?

Comprar uma base sem protetor solar
Na ansiedade de querer deixar a pele com a aparência bonita, às vezes compramos produtos com performance inferiores visando somente o acabamento na pele. Contudo, quando se trata de dermocosméticos, a atenção deve ser redobrada: acima de tudo as bases servem para proteger a pele das ações dos raios UVA/UVB, prevenir manchas, envelhecimento precoce e câncer. Por isso é preciso aplicá-la até mesmo em dias nublados, independente do seu tipo de pele. Comprar base sem fator de proteção solar é nocivo à saúde.

Comprar maquiagem falsificada
Sabe aquela paleta de cores que você achou em um site de compras chinês e que custa três vezes menos do que na loja da marca? Então, ela é falsificada! A principal diferença entre uma maquiagem falsificada e uma original está na composição, cheiro, textura e na durabilidade dos produtos.

Se você for comprar um cosmético – mas nunca viu o original – é necessário, antes de usar, entrar no site da marca e observar as fotos com muita atenção. Compare, na medida do possível, com zoom e fotos de diferentes ângulos. Procure sempre o número correspondente ao “batch code” (número de lote) indicando qual a edição do produto, ano e mês de fabricação. Assim, evitará ser enganada e levará para casa um produto seguro.

http://financasfemininas.uol.com.br/

Compartilhar