Mais de 800 estudantes de Cantagalo receberão aulas de ‘Empreendedorismo’

10/06/2016 11:16:09
Compartilhar

A partir do dia 10 de junho (sexta-feira), 822 estudantes que cursam do 1º ao 5º ano da Rede Municipal de Ensino de Cantagalo serão beneficiados pelo programa “Jovens Empreendedores: Primeiros Passos” (JEPP), uma iniciativa do Escritório Regional Serrana I do Sebrae. Ao todo, 45 profissionais da Educação, entre professores e coordenadores pedagógicos de seis escolas, receberam gratuitamente capacitação técnica oferecida pela instituição.

O objetivo do treinamento é que esses profissionais estejam preparados para abordar as principais questões teóricas e metodológicas do curso de Empreendedorismo, adquirindo conhecimento sobre a estrutura e o conteúdo dos livros de cada um dos anos do Ensino Fundamental I em que serão aplicados.

As escolas que serão beneficiadas pelo programa do Sebrae são: Escola Municipal Antônio Raposo (no distrito de Boa Sorte), E.M Coronel Manoel Marcelino de Paula (em São Sebastião do Paraíba), E.M Elestar Caetano Mendes (Euclidelândia), E.M Bellieni De Olival e E.M Lameira de Andrade (ambas no Centro) e E.M Professora Lúcia Helena Pinheiro do Couto (Santa Rita da Floresta).

O programa JEPP é uma iniciativa do Sebrae em parceria com a Prefeitura de Cantagalo, que conta com o apoio de empreendedores locais envolvidos no projeto de turismo rural “Caminhos do Imperador”. O JEPP segue a premissa que o Empreendedorismo pode ser ensinado através de estímulos educacionais que possibilitam futuras buscas de inserção no mercado de trabalho por meio de uma postura empreendedora, ou da futura criação de negócios próprios por parte dos estudantes.

Segundo a analista da Regional Serrana I do Sebrae/RJ, Raquel Stumm, o curso de Empreendedorismo apresenta dois eixos de atuação: estímulo ao comportamento empreendedor e orientação para plano de negócios, além de quatro temas: cultura da cooperação e inovação, ecossustentabilidade, ética e cidadania. “O JEPP é um programa pioneiro voltado para implantar no cotidiano dos estudantes o hábito de empreender. E mesmo que esse conhecimento seja de suma importância para a formação dos alunos, poucos municípios têm o interesse de estimular essa visão, o que não é o caso de Cantagalo e Trajano de Moraes, onde o JEPP já está sendo aplicado com sucesso. Mesmo sendo um trabalho de base, percebemos que quando a criança se depara com novas possibilidades isso é algo muito natural, pois para elas seus sonhos sempre podem se tornar realidade. As crianças não possuem medo e estão mais abertas a enfrentar novos desafios, pois isso já faz parte do processo de aprendizado delas. O importante do projeto é que, em relação ao empreendedorismo, ele planta uma semente que desperta uma forma de pensar e de agir que devem ser despertadas e trabalhadas desde cedo”, destaca.

Temas de trabalho para os anos letivos

1º ano: O mundo das ervas aromáticas;
2º ano: Temperos naturais;
3º ano: Brinquedos ecológicos;
4º ano: Locadora de produtos;
5º ano: Sabores e cores.

 

Compartilhar