x
Publicado 04/11/2016 17:53:02

Maior superlua do século acontece neste mês e só se repetirá em 2034

O satélite natural da Terra vai parecer 14% maior e 30% mais brilhante.

No dia 14 de novembro quem estiver atento ao céu poderá avistar a maior superlua do século. De acordo com os cientistas, o satélite natural da Terra vai parecer 14% maior e 30% mais brilhante. Apesar desta não ser a superlua deste ano, o fenômeno só se repetirá com essa intensidade em 2034.

As superluas são visíveis quando as luas cheias ocorrem próximas do perigeu, que é o ponto mais próximo que a lua atinge em relação à Terra. Segundo essa definição, a superlua pode ser frequente, mas nem todas terão o mesmo tamanho e brilho.

Para que o fenômeno aconteça esta intensidade é preciso que ocorra uma junção de fatores. O primeiro deles é que precisa ser lua cheia e o segundo é que isso precisa acontecer durante o perigeu. A última vez que a superlua foi tão intensa como será a de 14 de novembro foi em janeiro de 1948.
Nesta edição, a lua estará a exatos 356.509 quilômetros da Terra. A notícia ruim para os brasileiros é que o auge do fenômeno acontecerá quando ainda estará de dia por aqui. Mas, desde a noite de 13 de novembro a superlua já dará seus sinais.

ciclovivo.com.br