x
Publicado 20/11/2015 18:10:15

Mãe perde filho com câncer e faz campanha de Natal para crianças com doença

Flávia supera a dor com caridade

O que um pai e uma mãe são capazes de fazer para conseguir a cura da doença de um filho? Tudo, não é? Em Nova Friburgo, temos muitos casos de pais que se mudaram de cidade, nem que seja por um período, em busca de tratamento para um filho doente. Alguns voltam com o filho bem de saúde, outros não conseguem o mesmo resultado. Esse, infelizmente, foi o caso da Flavia Santos da Silva, que em agosto do ano passado , perdeu seu único filho, Yan Santos Reis Frossard, de nove anos, vítima de um câncer cerebral raro.

O câncer de Yan – glioma de tronco cerebral – foi descoberto em dezembro de 2013 e, em janeiro de 2014, ele já estava em tratamento no Tucca. Flávia e o pai do Yan, Anderson Frossard, deixaram tudo para trás aqui em Nova Friburgo e partiram atrás da cura do filho. Lá alugaram uma casa e Anderson conseguiu um trabalho. Ele queria estar junto do filho o tempo todo. Flávia e Yan passavam os dias no Tucca (Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer), onde Yan recebia todos os tratamentos necessários, como fisioterapia, psicologia, terapia ocupacional, além do tratamento oncológico, como quimioterapia e radioterapia.

“Infelizmente, o tumor que acometeu meu filho era muito agressivo e ele foi piorando, perdendo os movimentos das pernas, das mãos, a fala. É um processo muito doloroso para uma mãe, mas lá recebemos todo apoio. Depois de sete meses, nós perdemos nosso filho. Mas ele não veio ao mundo por acaso e eu quero levar adiante a missão dele”, diz Flávia.

Em outubro do ano passado, apenas dois meses depois da morte de seu pequeno, Flávia resolveu criar a Campanha Estrela Yan, em prol do Tucca. Ela conseguiu mobilizar muitos moradores de Friburgo e até de Cachoeiras de Macacu, onde comerciantes recolheram doações para as crianças em tratamento no Tucca. “Ano passado, a campanha foi um sucesso e tivemos um resultado bem maior que o esperado. Foram brinquedos, pijaminhas, calcinhas e cuequinhas, fraldas, lenços umedecidos, acessórios para meninas, entre muitos outros donativos. conseguimos encher um microonibus e uma carro. Vocês tinham que ver os olhinhos das crianças, quando viram os presentes chegando", relatou Flávia, que foi pessoalmente ao Tucca levar tudo.

As crianças que tiveram condições de participar da festa receberam os presentes junto com os pais. Segundo Flávia, todos estavam muito felizes e emocionados com o gesto dos moradores de Nova Friburgo, que contribuíram para que a festa pudesse acontecer. “Teve uma criança que me marcou muito: o Érick. Ele, muito eufórico, chamou a mãe para me agradecer. Ela disse que disse que esse seria o único presente de Natal do pequeno, já que ela e o marido haviam deixado a cidade em que moravam para cuidar do menino, estavam desempregados e dependiam única e exclusivamente do que a Tucca oferecia", disse Flavia, emocionada.

Com o resultado positivo da campanha anterior, Flávia está com a campanha na cidade, pelo segundo ano consecutivo. “Não podíamos deixar de fazer a campanha Estrela Yan 2. Estou muito empenhada em levar novamente alegria ao Natal dessas crianças, desses adolescentes e seus acompanhates, que, com certeza, vão passar as festas longe de suas famílias, na busca da cura”, disse ela.

Estão sendo arrecadados brinquedo, roupas, calçados, pijamas, roupas íntimas, acessórios para a cabeça, como bonés, lenços, espelhinhos e maquiagem para adolescentes. “Pedimos que sejam novos porque serão os presentes de Natal dessas crianças ou adolescentes, de zero a 18 anos”, explica ela acrescentando que, “fraldas de todos os tamanhos, lenços umedecidos e pomadas preventivas para assaduras são donativos importantíssimos.”

Várias instituições e empresas estão apoiando a campanha e colocando as caixas de arrecadação em seus espaços, como a Escola Pappete, onde Yan estudava, no bairro Nova Suiça, o Restaurante Sabor Suave, a Oficina da Cor, o Colégio D. Pedro I, o Rei do Filé e o consultório da dra. Ana Carolina Sardinha e Dr. Gustavo Faria, no Centro da cidade. Em Olaria, a loja Doce Mania. No Prado, a JRjr Motos e Peças. No Perissê a caixa está na Totó Rações e Bazar Jacy e, em Duas Pedras a arrecadação está sendo feita no Educandário Espaço Saber.

“A Tucca, não só tem o conhecimento e está apoiando a nossa campanha, como ficou imensamente agradecida com o resultado obtido no ano passado, não só em doações, como também em divulgação”, disse Flávia.

A campanha, que está na página facebook.com/estrelayan, termina no dia 1º de dezembro. O contato também pode ser feito pelo whatsapp de Flávia – (22) 98157-8971, que espera sair de Nova Friburgo, no dia 6 de dezembro, levando mais um caminhão de donativos, representando a solidariedade do povo friburguense.