Mãe mostra dia a dia da filha com Síndrome de Down em rede social

17/05/2017 10:27:55
Compartilhar

por Por Juliana Scarini, G1, Nova Friburgo

Uma mãe de Nova Friburgo, resolveu compartilhar as conquistas da filha Giovana Duran, de 4 anos, que nasceu Síndrome de Down, em uma página nas redes sociais. O perfil “Gigicando” tem mais de mil curtidas e mostra de forma descontraída o dia a dia da pequena. Maria Luiza Duran, de 31 anos, conta que descobriu a síndrome assim que a filha nasceu e, quando a menina estava com seis meses, se tornou ativadora do Movimento Down.

“Toda mãe tem um período de ‘luto’. Eu tive esse período quando a Gigi nasceu porque eu não sabia nada sobre a síndrome e foi através de dois blogs que eu tive uma visão diferente, busquei informação e resolvi ajudar outras famílias, mostrando que não é um bicho de sete cabeças”, explicou Maria Luiza.
De acordo com a mãe, Giovana nasceu com hipotonia (perda do tônus muscular), limitações na fala e possui atraso motor. Ela relembrou quando o médico deu a notícia, baseado nas características físicas da bebê.
“Ele disse que ela tinha o olho puxadinho e o nariz achatado e eu brinquei dizendo que isso eu também tenho”, narrou, afirmando que tem a felicidade de ter uma filha super parecida com ela.

Giovana andou com dois anos e ainda não corre, mas semanalmente passa por sessões de fisioterapia e atividades para estimular e desenvolver competências. No perfil, Gigi, como é chamada, aparece em fotos divertidas, fazendo atividades de rotina.
“A Giovana foi uma criança muito desejada, eu quis muito e enxergo além da deficiência. Ela tem autonomia, come sozinha, calça o sapato sozinha. Quando quer as coisas, faz pirraça, como qualquer criança”, contou Maria Luiza.

Videos e fotos fazem parte do dia a dia da pequena Gigi. Maria Luiza procura registrar momentos comuns na vida de uma criança com o objetivo de mostrar que a Síndrome de Down não deve ser tratada com diferença.
“Eu nunca tive pena da Gigi e eu falei com as pessoas da minha família que não queria ninguém tratando a Giovana como tadinha, porque ela já vai passar por isso fora de casa”, explicou.

Trabalho social
Além de compartilhar as experiências com internautas, Maria Luiza é ativadora do Movimento Down em Nova Friburgo e realiza eventos e ministra palestras no município. Uma das ações é a implementação do Dia Mundial da Síndrome de Down no calendário da cidade. Além disso, Maria Luiza está criando a Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência na OAB.

Curta a Fan Page em: https://www.facebook.com/gigicando/

Compartilhar