x
Publicado 18/10/2017 13:54:39

Lumiar, paraíso turístico de Friburgo, completa 128 anos de beleza e charme

Lumiar é uma das principais atrações turísticas de Nova Friburgo

O distrito friburguense de Lumiar está comemorando 128 anos!Lumiar tem, na verdade, dois aniversários; no dia 6 de abril foi criado o distrito policial, e no dia 17 de outubro, o distrito de paz (cartório).

Paraíso turístico tem um nome em Friburgo: Lumiar. O lugar encantador e cheio de belezas naturais, sobretudo, as cachoeiras, ficou eternizado na canção de Beto Guedes. Viva Lumiar!

BREVE HISTÓRICO DO DISTRITO

Lumiar está fincado a quase mil metros de altitude no circuito da Estrada Serramar (RJ-142). A altitude explica a temperatura mais agradável no verão e o frio mais intenso no inverno.

O distrito situam-se em área de Mata Atlântica na Reserva Florestal de Macaé de Cima, onde nasce o rio Macaé. Este rio propicia o surgimento de grande parte das cachoeiras da região através dos vários declives nele localizados. Assim, a tranquilidade da vila da região de colonização suíça, o clima agradável, as matas e as cachoeiras são os maiores atrativos deste lugarejo.

A região surgiu da ocupação pelos imigrantes das margens do rio Macaé e seus afluentes. Lumiar era uma fazenda do nobre francês Felipe de Roure, que deu este nome por causa da vila em que nasceu sua esposa Michaella d'Abreu, em Portugal.

Lumiar oferece ao visitante inúmeras opções de lazer. De beleza natural impressionante, o distrito é dotado de inúmeras belezas naturais, como as corredeiras do Rio Macaé, o Encontro dos Rios, a Pedra Riscada e extensas regiões de Mata Atlântica preservada. Piscinas naturais, mais de 30 trilhas para serem percorridas de jipe, moto, bicicleta ou a pé, oferecendo ao visitante esportes de canoagem, mountain biking, trekking e escalada.

De dia, caminhadas por vales e montanhas e passeios ecológicos, banhos de rio, passeios de jipe ou o rafting no rio Macaé. À noite, Lumiar oferece ainda animada vida noturna, especialmente nos fins de semanas. Restaurantes simples e charmosos, boa música, ruas de uma típica vila do interior, com lojinhas de artesanato.

Próxima à praça encontra-se o a Igreja de São Sebastião, padroeiro de Lumiar, construída em 1901. O artesanato feito nos ateliês e os restaurantes e bares, com música ao vivo, tem famosos fondues e chocolates, além da truta, peixe dos rios da região.

Lumiar é o paraíso!

Galeria de fotos