x
Publicado 11/12/2017 16:08:38

Lumiar oferece opções para apaixonados por esportes radicais

O empresário e atleta Heberson Lamblet pratica rapel em Lumiar - Marcelo de Jesus / Agência O Globo L

Lumiar, por exemplo, atrai praticantes de canoagem, trekking, rapel e cachoeirismo

O verão está chegando e, para muita gente, esse é o momento ideal para começar a planejar as férias. Enquanto alguns preferem passar os seus momentos de folga tranquilos em meio à natureza bucólica da serra, com muita sombra e água fresca, outros estão atrás justamente do oposto: programas que explorem a beleza dos arredores com a maior quantidade de adrenalina possível. Para estes, o que não faltam são opções radicais, na água, na terra ou nas montanhas.

Em Nova Friburgo, por exemplo, um dos locais mais propícios para atividades desse tipo é o distrito de Lumiar, que, com cachoeiras únicas, como a Indiana Jones e a Aventura, atrai praticantes de canoagem, trekking, rapel e cachoeirismo (escalada dentro de cachoeiras).

Para quem gosta de esportes radicais em meio à natureza não existe lugar mais bacana no Estado do Rio do que Lumiar.
A canoagem é uma das atividades mais populares na região e desde 1984 conta com uma entidade própria, a Associação Friburguense de Canoagem (Africa), uma das mais antigas do segmento em todo o Brasil.

Outra modalidade que faz sucesso entre os turistas é o rafting, prática de descida em corredeiras em equipe utilizando botes infláveis. Na região, o esporte é feito em diferentes trechos do Rio Macaé, passando pelo encontro dos rios, outro famoso cartão-postal de Lumiar.

AVENTURAS SIM, MAS SEM RISCOS
Percebendo o potencial da região para os esportes radicais, o empresário e atleta Heberson Lamblet montou há 22 anos a empresa Lumiar Aventura, que oferece cursos e a possibilidade aos turistas de praticar com segurança modalidades como rafting, rapel e cachoeirismo.

— Estas atividades necessitam de treinamento e orientação de um profissional especializado. É aí que entramos. Mantemos um padrão de qualidade embasado nas normas técnicas do Sistema de Gestão da Segurança, do Inmetro e do Ministério do Turismo — explica o profissional.

Os interessados podem conhecer as modalidades e se inscrever pelo site da empresa.

Outra boa opção para quem gosta de passear em meio à natureza com muita adrenalina é um roteiro de jipe pelos principais pontos turísticos de Lumiar e São Pedro da Serra. Em parceria com a Lumiar Aventura, a empresa Aventura Tour oferece um pacote em que o cliente pode, entre um ponto ou outro, fazer caminhadas, rapel, rafting e cachoeirismo.

Para os interessados apenas no passeio, um roteiro de cerca de quatro horas de duração custa a partir de R$ 60 por pessoa.