Livro de friburguense é lido por quase um milhão de pessoas

30/11/2016 07:14:05
Compartilhar

O lançamento de um livro não é uma tarefa fácil, ainda mais sem o incentivo necessário das grandes editoras brasileiras. Em razão das dificuldades enfrentadas por diversos autores em conseguir expor seus trabalhos literários por meio de editorias tradicionais e conhecidas, plataformas digitais começam a ganhar força no mercado e ocupar o espaço das tradicionais livrarias. É o caso do Wattpad — um aplicativo canadense que já soma mais de 40 milhões de usuários pelo mundo em sete línguas diferentes — em que todos têm a oportunidade de ler e compartilhar histórias autorais de forma gratuita. E é justamente um brasileiro que figura entre os destaques da plataforma canadense. Autor de dez livros no aplicativo, Chaiene Santos é do interior do Rio de Janeiro, da cidade de Nova Friburgo.

O dentista cadastrou sua primeira obra de ficção Os Filhos do Tempo no site sem muitas pretensões. Mas, para sua surpresa, recebeu um comunicado do site que havia ganhado o prêmio Internacional Watts 2015, da categoria ‘As Mais Populares’, em língua portuguesa. O livro, em pouco tempo, bateu mais de 900 mil acessos de leitura e o dentista também acabou recebendo um convite inusitado dos diretores canadenses.

— Mais de 75 mil escritores concorreram ao prêmio promovido pelo Wattpad. Na ocasião, me inscrevi, mas sem expectativa de ganhar. Quando vi meu livro premiado, fiquei muito feliz e isso me incentivou a continuar escrevendo. Hoje, a obra já ultrapassou a marca das 900 mil leituras – lembra o autor, que também foi escolhido para ocupar o cargo de Embaixador do Wattpad em língua portuguesa.

O livro Os Filhos do Tempo faz parte de uma trilogia do autor e conta a história de Nícolas, um estudante de Física que adora observar o universo. O jovem se apaixona por uma nova aluna da faculdade, Zara. No entanto, Nícolas não sabe que ela veio de outro planeta para levá-lo embora como parte de uma missão. A partir daí, começa uma jornada que, segundo o dentista, levará o leitor a uma viajem num mundo cheio de aventuras.

Chaiene revela que a ideia de publicar as obras completas na plataforma surgiu após um bate-papo com familiares.

— Minha sobrinha apresentou o aplicativo pra mim no ano passado e decidi colocar meus livros lá, mais por curiosidade. Logo nos primeiros dias notei que houve uma grande aceitação dos leitores. A cada dia aumentava mais o número de leituras e seguidores – que já são mais de 20 mil. Felizmente, o livro gerou um alcance incrível e inesperado. Isso demonstra que estou no caminho certo.

As publicações do escritor no site estrangeiro, em sua maioria, são direcionadas ao público Young Adult (jovem adulto, em português), no gênero de ficção científica. Entre outras obras do dentista, também em versões em inglês e espanhol, estão Palavras Perdidas de Um Anjo; A Lua da Morte; O Anagrama da Morte; Uma Luz no Começo do Túnel; A Origem da Vida; Poesias e Poemas – Amar, Curtir & Compartilhar; 101 Dicas para Autores; A Batalha dos Deuses; e O Bisturi de Ouro.

— A Wattpad me deixou surpreso, pois os autores tem a chance de mostrar o seu trabalho para mais de 50 países. Os leitores comentam sobre a história, dando um feedback ao escritor, mostrando as suas opiniões. É uma ferramenta fantástica, que recomendo a todos. A repercussão é tão grande que as grandes editoras começam a procurar os autores da plataforma. Já recebi alguns convites – conclui o autor, que ainda neste ano pretende lançar o próximo livro, O Homem Fantasma, no gênero fantasia.

Compartilhar