LEITURA: Resenha do livro “Um gato em minha janela”

04/02/2019 10:01:49
Compartilhar

Um gato em minha janela
Contos e crônicas

São muitas as qualidades requeridas ao escritor que ousa se lançar ao desafio da construção de uma crônica de alto nível literário. As essenciais são inteligência, sensibilidade, imaginação, atualidade e concisão, além da óbvia competência linguística. O talento e os conhecimentos do professor Robério José Canto exibem com naturalidade e fartura esses valores.

Três outras qualidades são evidentes e constantes nos seus textos: a leveza, o bom humor e a suavidade com que interrompe e retorna à narrativa para nela inserir uma lembrança ou mesmo uma anedota, oportunos contrapontos a realçar ainda mais a leveza e o bom humor de seus relatos. Enfim, atributos de um mestre.

 Cabe afirmar, sem nenhum exagero, que os textos produzidos com excelência literária e humana como as crônicas de Robério José Canto – corretos, breves, argutos, leves e bem-humorados – não são apenas prazerosos, especialmente nesses tempos sombrios que vivemos. Eles são necessários.

 

José El-Jaick 

Robério José Canto nasceu e vive em Nova Friburgo-RJ. É professor de Português e Literatura, membro da Academia Friburguense de Letras, da qual foi presidente de setembro de 2014 a dezembro de 2016. Durante longos anos, manteve a coluna Escrevivendo nos jornais Correio Friburguense e A Voz da Serra, e tem os seguintes livros publicados: Um lugar muito lá, Vento nas casuarinas, Menina com flor, O infinitivo e outros males. Onde dormem as nuvens, Toda criança merece ter um bicho e Um gato em minha janela.

Define seu trabalho literário como um olhar crítico e ao mesmo tempo bem-humorado sobre pessoas e acontecimentos do dia a dia.

 

 

 

 

Compartilhar