Leite melhora a dor de estômago? Veja mitos e verdades sobre a gastrite

07/03/2016 11:04:35
Compartilhar

Se não for tratado, o problema pode tornar uma úlcera ou até mesmo um câncer.

1. Ficar muito tempo sem comer pode estimular o desenvolvimento da gastrite. Verdade
Ficar longos períodos sem se alimentar pode acentuar os sintomas da doença, mas não necessariamente causá-la.

2. Beber leite ameniza as dores estomacais. Mito
Beber leite frio, ou em temperatura ambiente, pode amenizar o desconforto, mas não faz com que as dores melhorem. Isso porque o leite é rico em cálcio e proteína — estimulantes da secreção de ácido estomacal. Por isso, a ingestão do alimento, em vez de ajudar a diminuir as dores, acaba aumentando-as posteriormente.

3. Existe cura para a gastrite. Verdade
A doença pode ser causada por vários fatores: o consumo frequente de álcool e alimentos ácidos, o uso prolongado de anti-inflamatórios, ou até mesmo a bactéria Helicobacter pylori (H pylori). Para que a doença seja curada, o consumo excessivo deve ser interrompido, e, no caso de a causadora ser a bactéria, ela deve ser tratada com remédios indicados por um gastroenterologista. Mas, fique atento. Se a gastrite for crônica, com evolução para atrofia e metalepsia, é irreversível.

4. A gastrite é hereditária. Mito
A doença é adquirida por uma infecção ou pela ação de agentes estimulantes — ela não tem relação com questões hereditárias. Diferentemente, por exemplo, dos cânceres de estômago, que podem ser transmitidos de pais para filhos.

5. Mascar chiclete acentua a gastrite. Verdade
Balas e chicletes estimulam a produção de suco gástrico, uma vez que, quando há a mastigação, o estômago espera que um alimento seja engolido. Não é o caso dos chicletes e das balas, por isso o ácido estomacal produzido não é utilizado. Desta forma, os sintomas da doença podem piorar — mas o hábito normalmente não é a causa primária do desenvolvimento da gastrite.

6. O estresse do dia a dia pode acentuar a doença. VERDADE
As preocupações excessivas com questões do trabalho, financeiras ou pessoais estimulam a liberação dos hormônios do estresse — o cortisol e a adrenalina. Esses hormônios aumentam a secreção do suco gástrico, acentuando os sintomas dos já portadores da doença.

7. Portadores de gastrite não devem ingerir café nem refrigerantes. Verdade
O café rico em cafeína e xantinas, que estimulam o sistema nervoso a produzir ácido estomacal. Ingerir a bebida com frequência aumenta os sintomas de refluxo e dor de estômago, piorando a doença. Já os refrigerantes são bebidas de pH ácido, que, além de acentuar o desconforto e as dores abdominais — pela grande quantidade de gases —, agravam os sintomas da doença.

A gastrite é uma doença que atinge cerca de 70% da população do Brasil. Ela pode ser causada pelo consumo excessivo de álcool, alimentos ácidos, estresse ou por uma bactéria chamada Helicobacter pylori. Os principais sintomas são fortes dores na boca do estômago, náusea e vômitos. Segundo a Sobed (Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva), se a doença não for tratada, pode se tornar uma úlcera, gastrite crônica, atrofia gástrica ou até mesmo câncer. Conheça mitos e verdades sobre um problema tão comum entre os brasileiros.

Fonte: http://noticias.r7.com

Compartilhar