x
Publicado 03/11/2015 15:54:04

Jogos on-line ajudam idosos nas tarefas diárias, diz estudo

Jogos on-line podem treinar o cérebro e evitar perda de habilidades cognitivas em idosos

Games que estimulam memória e raciocínio trazem benefícios para maiores de 50 anos

Simples jogos on-line, que estimulam a memória e o raciocínio, trazem benefícios para as tarefas do dia a dia entre pessoas com mais de 50 anos. É isso o que mostra estudo conduzido pela King’s College, em Londres, com cerca de 7 mil voluntários, durante seis meses. Eles foram divididos em dois grupos, sendo que um deles foi encorajado a jogar, e o outro, de controle, apenas a fazer buscas na web.

Os pesquisadores realizaram testes cognitivos no início, após os três primeiros meses e ao fim do experimento, para detectar qualquer diferença entre os grupos. E a conclusão foi que aqueles que jogaram videogames mantiveram suas habilidades cognitivas melhor do que os outros. 

O treinamento era de ao menos 10 minutos por vez, na frequência que eles desejassem. Os benefícios começaram a aparecer entre os que jogavam ao menos cinco vezes por semana. E entre pessoas com mais de 60 anos, os resultados foram mais relevantes.

 — Treinamento on-line do cérebro está se tornando uma indústria milionária, e estudos como esse são vitais para nos ajudar a compreender o que esses jogos podem ou não fazer — disse Doug Brown, pesquisador da Sociedade do Alzheimer, em entrevista à BBC. — Apesar desse estudo não ter sido longo o suficiente para testar se o treinamento do cérebro pode prevenir o declínio cognitivo ou a demência, nós estamos empolados em ver que ele tem impacto positivo em como as pessoas mais velhas realizam tarefas essenciais do cotidiano.

Para pessoas mais jovens, o mesmo teste já foi conduzido e não apresentou nenhuma vantagem. Agora, os pesquisadores vão iniciar um teste de longo prazo para tentar responder a questão sobre a eficácia dos videogames para prevenir o desenvolvimento da demência.

Fonte: O Globo