Jardim do Nêgo: jardim belo e especial

21/11/2016 16:08:04
Compartilhar

O artista cearense Geraldo Simplício transformou o terreno da casa onde mora – no Campo do Coelho – em um jardim que é uma verdadeira exposição de obras de artes a céu aberto. Nêgo veio do Ceará em 1981 e mora sozinho no local há mais de 30 anos.

No jardim é possível encontrar uma arte única e singular: o visitante tem a oportunidade de admirar os detalhes de mais de 15 esculturas, todas feitas de barro e revestidas de musgo; os barrancos do sítio foram tomando forma através das mãos e dos traços perfeitos do artista que esculpe tudo em detalhes. Nêgo faz as esculturas com as próprias mãos, utilizando apenas o barro. Para fazer os detalhes, ele usa os dedos como ferramenta. São sapos, tartarugas, uma família de retirantes, belas mulheres, um bebê gigante, uma sereia grande com uma pequena, um presépio e em destaque a expressão viva e perfeita da índia Potira, que está dando a luz.

Artista nato, as obras de arte do Nêgo são únicas em todo o mundo e reconhecidas em vários países. Segundo ele, a escultura nunca termina, depois de pronto, o trabalho não acaba, é preciso manter diariamente as esculturas conservadas e intactas da ação do tempo.

O Jardim do Nêgo fica no Km 55° da RJ-130 (Nova Friburgo-Teresópolis; direção Teresópolis) – Campo do Coelho – Nova Friburgo ? RJ. O telefone para contato é (22) 2543-2253. Horário de funcionamento: Domingo a Domingo de 08h ás 17h. A entrada custa R$ 15 para os adultos e crianças até 12 anos não pagam ingresso.

Compartilhar