Japoneses visitam áreas de Friburgo destruídas em 2011

26/06/2015 15:55:56
Compartilhar

Um novo grupo de consultores japoneses – contratados pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) – visitaram áreas de Nova Friburgo devastadas na tragédia climática de 2011. A visita teve como objetivo dar continuidade ao Projeto de Fortalecimento da Estratégia Nacional de Gestão Integrada de Riscos em Desastres Naturais (GIDES), em execução em Nova Friburgo, Petrópolis e Blumenau, contempladas pelo projeto como cidades-piloto.

Segundo o consultor do grupo japonês, o engenheiro civil Sano Tetsuya, os técnicos fizeram atualizações e levantamento de dados sobre o município, inclusive, sobre a Secretaria de Defesa Civil.
Além disso, um geólogo e um engenheiro geotécnico – os japoneses Pucai Yang e Satoshi Emoto – acompanhados do gerente técnico da Defesa Civil, Hamilton Thuller, e de representantes do Grupo REGEA/PANGEA Geologia e Estudos Ambientais – responsáveis pela elaboração do Plano de Contingência do município – realizaram visitas de campo em diversos locais atingidos pela tragédia climática de 2011.

Os encontros vêm acontecendo periodicamente e visam obter maior detalhamento dos processos deflagrados pelo evento natural. A partir disso, a proposta é criar um panorama geral com o objetivo de se identificar as principais causas propulsoras de deslizamentos do porte dos que ocorreram em Nova Friburgo. Só no município serão mapeadas 20 áreas e, posteriormente, realizada uma análise de todo este material, que servirá de base para a elaboração de um manual de prevenção de desastres naturais no Brasil.

Foto: Daniel Marcus

Compartilhar