IPHAN quebra silêncio sobre corte de eucaliptos na praça

20/01/2015 17:50:40
Compartilhar

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) quebrou o silêncio sobre o corte e poda de eucaliptos da Praça Getúlio Vargas. Em correspondências encaminhadas à Prefeitura de Nova Friburgo nesta segunda-feira, 19, o órgão sugeriu o corte de 108 árvores, número bem maior (corte de 40 árvores e poda outros 44 eucaliptos) prevista no estudo técnico da Universidade Estácio de Sá (Unesa), no qual o município está se baseando para garantir a integridade física das pessoas que circulam na praça.

A Prefeitura, entretanto, já adiantou que continuará seguindo o estudo elaborado por especialista da Unesa e também decidiu manter o cronograma da operação de poda e corte de árvores nos dias 24, 25 e 31 de janeiro e 1º de fevereiro.

A sugestão apresentada pelo IPHAN foi assinada pela empresa Technische, contratada pelo órgão, dentro do projeto próprio de requalificação ambiental da Praça Getúlio Vargas. O documento protocolado na Secretaria Municipal de Meio Ambiente será analisado por técnicos ambientais e confrontado com o estudo da Unesa.

“A princípio, a Prefeitura decidiu seguir o estudo técnico da Universidade de Estácio de Sá, mas não deixaremos de avaliar o novo documento do IPHAN”, disse o secretário de Meio Ambiente, Ivison Macedo.

Compartilhar