I Roda Literária do C.E. José Martins da Costa – São Pedro da Serra

21/06/2018 13:06:18
Compartilhar

Foi realizado no Colégio Estadual José Martins da Costa, em São Pedro da Serra, a I Roda Literária do CEJMC, que aconteceu no dia 8 de junho. O evento era gratuito, aberto a toda comunidade, e tinha, como tema, “O Lugar Da Literatura em Tempos de Novas Tecnologias de Comunicação”. O Projeto celebrou os 200 anos de Nova Friburgo e contou com a participação de membros da Academia Friburguense de Letras, como George dos Santos Pacheco, Isabelle Sarrouf e Thales Amaral, tendo apoio da presidente da AFL, Tereza Malcher.

Os escritores apresentaram-se, falaram sobre como adentraram o mundo das Letras e como se apaixonaram pela Literatura, leram trechos de suas obras mais célebres e encantaram professores e alunos, com seus depoimentos repletos de verdade e sensibilidade. Assistiram alguns “teasers” de livros promovidos pelos escritores. Houve, também, distribuição de livros. A Roda Literária foi um projeto inédito em nossa escola e abriu o Sarau Artístico, evento tradicional que acontece todos os anos.

O projeto foi organizado pela professora Nívea Segreto, da área de Linguagens. Nívea leciona Língua Portuguesa, Literatura e Redação há 30 anos e atua na rede pública e privada de ensino no de Nova Friburgo.

Segundo a professora Nívea Segreto, a ideia é dar visibilidade à Literatura, especialmente aos escritores friburguenses. “É importante que nossos estudantes conheçam a literatura viva. A Roda Literária possibilita a troca de impressões e vivências, além de conectar a Literatura a outras frentes de conhecimento, aproximando nossos jovens (especialmente os da área rural) aos livros. Eu e o coordenador pedagógico do CE José Martins da Costa, prof. Ricardo Monteiro, já estamos planejando os futuros encontros, inclusive com criação de oficinas poéticas, cinema etc., mantendo nossa parceria carinhosa com a AFL. Nestes tempos em que a Educação pública sofre desmantelamento e descaso do poder público, queremos que nossa escola seja um núcleo importante para a formação de bons leitores e bons escritores em nossa região. É importante que nossa juventude tenha voz”, destaca Nívea.

Compartilhar