HPV: Postos de Friburgo iniciam a segunda etapa da vacinação

11/09/2015 17:00:35
Compartilhar

A secretaria de Saúde de Nova Friburgo, através da subsecretaria de Vigilância em Saúde e Coordenação de Imunização, informa que a segunda fase da campanha contra o HPV – Papiloma vírus Humano – está em pleno andamento desde o dia 1º de setembro nos postos de saúde do município. As meninas entre 9 e 11 anos que receberam a vacina no primeiro semestre deste ano já podem receber a segunda dose.

O esquema vacinal compreende três doses: as duas primeiras aplicadas em um intervalo de seis meses e a terceira 60 meses após a primeira dose.

O Ministério da Saúde ratifica a informação de que a vacina contra o HPV é segura e recomendada pela Organização Mundial de Saúde – OMS – para prevenção do câncer do colo do útero – terceiro tipo mais frequente na população feminina e terceira causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

Segundo Ana Paula Lessa, coordenadora de imunização, o município irá disponibilizar também a vacinação para as adolescentes de até 13 anos, 11 meses e 29 dias que ainda não tenham recebido a primeira dose e as meninas com 14 anos de idade que iniciaram o esquema vacinal e precisam receber a segunda dose.

“Nossa meta é vacinar 3.156 meninas dentro da faixa etária preconizada, além daquelas que ainda não receberam a primeira dose. Estamos realizando um calendário de vacinação nas escolas municipais como uma estratégia adicional para contribuir para o alcance e adesão do público alvo”.

Locais de vacinação – segunda a sexta-feira, de 8h as 17h:

Policlínica Centro Dr. Sylvio Henrique Braune – Centro – Tel: 2522-8316

Tunney Kassuga – Olaria – Tel: 2543-6281

Policlínica Norte Dr. Waldir Costa – Conselheiro Paulino – Tel: 2527-1420

UBS Dr. Copertino Nogueira – São Geraldo – Tel:  2519-6091 

Importante: levar o comprovante ou caderneta de vacinação. Outras Informações na Coordenação de Imunização – Policlínica Centro Dr. Sylvio Henrique Braune, Centro – Tel: 2522-8316.

Compartilhar