Homens também têm varizes e subestimam problema

20/05/2016 13:02:59
Compartilhar

Apesar de mais comuns em mulheres, as varizes — veias dilatadas, geralmente, nas pernas e nos pés — também podem afetar os homens. O problema é que, por falta de informação ou desconhecimento, a maioria deles só costuma buscar o tratamento quando a doença chega num estágio avançado. Quase 90% dos homens procura o médico por insistência da mulher. Por terem as pernas, comumente, menos expostas devido aos pelos, o problema também pode demorar mais para ser descoberto.

As varizes não são só uma questão estética, são uma doença que precisa ser tratada. As veias dilatadas podem estar associadas a complicações mais graves: Podem causar processos inflamatórios na pele, como linfangite e erisipela, feridas como úlceras varicosas, e ter relação, até, com a trombose.

Embora o histórico familiar esteja relacionado à predisposição para ter varizes, a prevenção pode ser feita através de mudança de hábitos, explica 

A prevenção pode ser feita com o controle dos fatores de risco, como sobrepeso e vida sedentária, além de evitar ficar muito em pé ou sentado, parado. Os primeiros sintomas são cansaço, queimação e peso nas pernas, além das manchas na pele.

São vários os tratamentos para as varizes

Os tratamentos para a doença — que, em geral, começa na vida adulta, já a partir dos 18 anos — e piora com o passar dos anos, variam de acordo com o tipo de varize. Os principais, contudo, são a injeção de esclerosantes, substâncias que “secam” as varizes menores.

A escleroterapia e o laser são utilizados para os vasinhos. Nas veias reticulares (ditas colaterais), o tratamento pode ser feito com aplicação de espuma, crioterapia (que recorre ao frio para estimular a circulação) ou cirurgia convencional.

Além de técnicas para tratar a doença, remédios também podem ser usados para aliviar os sintomas:

Há medicamentos venotrópicos, para melhorar a circulação, que ajudam a tratar as pernas cansadas e cãibras, e pode ser usado com meias elásticas — diz Ricardo, que alerta que não há cura para as varizes, apenas o controle.

Fonte: http://extra.globo.com/

Compartilhar