x
Publicado 24/10/2016 10:56:26

Home office: como ser produtivo ao trabalhar de casa

Home office já é uma prática bastante comum em vários países e, no Brasil, trabalhar de casa já é uma tendência que cresce acima da média mundial.

Várias pesquisas apontam que essa prática reduz o estresse e aumenta a produtividade entre os trabalhadores que utilizam a própria casa como escritório. Mas, apesar dos números serem favoráveis e do home office ser o sonho de muita gente, o trabalho remoto exige maior responsabilidade e organização.

Veja essas dicas para tornar a sua rotina de trabalho em casa mais produtiva e, se você sonha em trabalhar de casa, descubra como essa prática realmente funciona e quais impactos ela pode ter na sua saúde física e psicológica:

NÃO TRABALHE NO SEU QUARTO
No começo, pode parecer confortável trabalhar do próprio quarto. Mas esse hábito pode ser bastante prejudicial para a sua produtividade e também para a sua saúde mental. O quarto deve continuar sendo o seu refúgio e um lugar reservado para dormir e descansar a cabeça. Quando trabalhamos do nosso próprio quarto, o cérebro pode continuar agitado mesmo quando queremos descansar e, por isso, podemos sofrer de ansiedade e sérios problemas para dormir. Por isso, evite ao máximo trabalhar no quarto. Tente separar um canto da sua casa para isso.

SAIA DE CASA
Quando a nossa casa é o nosso escritório, é bem fácil esquecer de sair e isso é extremamente prejudicial para a sua produtividade e também para o seu bem estar mental. Quem trabalha fora, entra frequentemente em contato com outras pessoas e cria uma rotina social que (por mais reservado que você seja) é importante para a cabeça continuar funcionando direito. Porém, quando trabalhamos em casa, raramente entramos em contato com terceiros e, mesmo vendo nossos amigos nos finais de semana, não conseguimos manter a mesma rotina social de um trabalho alocado. Por isso, saia de casa: experimente trabalhar em um café ou simplesmente dar uma volta pelo bairro. O home office torna seus horários mais flexíveis, certo? Então, aproveite isso para almoçar fora, ir ao cinema ou visitar uma exposição no meio da tarde. Você também pode criar o hábito de marcar almoço com amigos durante a semana e aproveitar para fazer exercícios ao ar livre. Não importa qual alternativa você escolher: saia de casa!

ARRUME-SE PARA TRABALHAR
Mais uma vez, o seu subconsciente entra em ação: trabalhar de pijama ou sem camisa (principalmente naqueles dias mais quentes) pode parecer extremamente confortável, mas quando isso vira um hábito a probabilidade da sua mente se desconcentrar na tarefa que você está realizando é muito alta. Quando você se arruma para trabalhar, o seu cérebro entende que você desligou o modo conforto e lazer e ligou o modo produtividade e, então, seu trabalho vai fluir com maior naturalidade. Enquanto você se veste para trabalhar, seu corpo vai se preparando para realizar suas tarefas profissionais e, então, seu nível de produtividade aumenta. Pode apostar.

NÃO COMA NA FRENTE DO COMPUTADOR
Além de te fazer engordar (vários estudos já apontaram isso) esse hábito péssimo faz muito mal para a sua mente. Você já fica sentado na frente do seu computador o dia todo para realizar suas tarefas diárias, a hora de comer é o momento para relaxar e se concentrar nos sabores. Não roube esse prazer de você mesmo, almoce fora de casa ou na mesa de jantar, bem longe do computador. Essa pausa é fundamental para que você volte ao trabalho com todo o gás necessário e com a mente descansada.

CRIE REGRAS E SIGA TODAS ELAS
Trabalhar de casa é, sim, sinônimo de liberdade, mas para conquistar essa liberdade você precisa ter muita responsabilidade. Muitas pessoas afirmam que jamais conseguiriam trabalhar de forma remota pois acabaram se distraindo com facilidade ou não entregando o trabalho no prazo. Se você for desorganizado e precisar que alguém te cobre para conseguir produzir, provavelmente você não vai conseguir trabalhar de casa. Para conseguir ser produtivo e não se confundir ou se desesperar com os prazos, a dica é ter um controle diário das suas funções e listar todas as tarefas do dia. Ao longo do seu dia de trabalho, você risca tarefa por tarefa já realizada e, assim, quando o dia terminar, você vai poder visualizar com clareza tudo o que já fez e o que ainda precisa fazer. Essa dica é ótima se você for ansioso. Divida seus projetos em pequenos projetos diários até o prazo de entrega e, dessa forma, você vai sentir que está progredindo. Também é importante determinar um horário para trabalhar. Há quem diga que não precisa disso e garante que cada dia trabalha em um horário diferente. Isso raramente funciona. A nossa mente precisa ter uma rotina para entender o horário de agir e o horário de descansar e, por isso, é fundamental estipular o período que você vai trabalhar. Se você funciona melhor durante a noite, reserve esse horário para trabalhar. Mas não mude drasticamente a sua rotina de um dia para o outro. Além de reduzir a sua produtividade, isso também pode te deixar extremamente ansioso e com sérias dificuldades para dormir.

MANTENHA SUA ÁREA DE TRABALHO ORGANIZADA
Tanto no computador, quanto na vida real. Sua mesa precisa estar em ordem e mesmo se você for extremamente criativo e acreditar que funciona na bagunça, vai perceber um aumento na sua produtividade quando sua área de trabalho estiver organizada. Outra dica importante é trabalhar em um lugar iluminado. Coloque seu computador perto de alguma janela e deixe a luz do sol entrar no escritório. Passar muito tempo na frente do computador com iluminação inadequada pode prejudicar a sua visão e também afetar a sua concentração. Por fim, invista em uma boa cadeira. Suas costas, sua postura e seus músculos abdominais vão agradecer!

http://manualdohomemmoderno.com.br/