x
Publicado 17/10/2017 12:10:40

Hemocentro de Nova Friburgo alerta para baixos estoques de sangue

O Hemocentro de Nova Friburgo alerta para a queda do número de doadores de sangue nas últimas semanas. Os estoques de todos os tipos estão abaixo do necessário. O hemocentro, unidade da Secretaria Municipal de Saúde, tem capacidade para receber 30 pessoas por dia, mas tem coletado, em média, seis bolsas diariamente. Enquanto a demanda por sangue aumentou, as doações não acompanharam na mesma proporção. 

Além de Nova Friburgo, outros 16 municípios da região são abastecidos pelo hemocentro friburguense. Para dar conta de toda a demanda, a população, sempre solidária, é chamada para ajudar a normalizar os estoques, a fim de que a unidade possa atender a todos de forma satisfatória. 

Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. Não é necessário estar em jejum, mas deve-se evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem o procedimento e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes. 

O hemocentro funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, na Rua General Osório, 324 (com entrada também pela Avenida Rui Barbosa), anexo ao Hospital Municipal Raul Sertã, no Centro. Para mais informações, o candidato pode entrar em contato pelo telefone (22) 2523-9000, e solicitar o ramal do hemocentro para esclarecer quaisquer dúvidas.