x
Publicado 24/05/2017 12:30:20

Hemocentro de Friburgo está com estoques baixos e convoca população a doar sangue

Hemocentro convoca doadores de sangue para dar continuidade a cirurgias ortopédicas e laqueaduras.

O Hemocentro de Nova Friburgo, está com estoques baixos e convocando doadores de sangue. No último final de semana, nos dias 20 e 21 de maio, foram retomados os mutirões de cirurigias no Hospital Municipal Raul Sertã e Hospital Maternidade Doutor Mario Dutra de Castro, com realziação de laqueaduras e cirurgias ortopédicas. Por causa disso, os estoques tiveram grande queda, pois cada cirurgia demanda, pelo menos, duas bolsas de sangue.

O Hospital Maternidade operou sete mulheres. Algumas aguardavam há mais de três anos pelo procedimento. As cirurgias de laqueadura serão frequentes ana undiade, para zerar as filas.
Já no Raul Sertã, seis pacientes ortopédicos foram operados. A meta é zerar essa fila até o dia 28 de maio.

Como doar sangue?
O Hemocentro de Nova Friburgo fica anexo ao Hospital Municipal Raul Sertã, no Centro, e recebe os doadores de sangue de segunda a sexta-feira, das 8h as 11h30. Os interessados precisam levar carteira de identidade ou outro documento com foto.

Quem pode doar?
O doador de sangue precisa ter entre 18 e 65 anos (desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos), pesar no mínimo 50kg, estar descansado (ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas) e estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem à doação). Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (22) 2523-9000.