x
Publicado 26/07/2016 18:09:28

Greve dos professores estaduais termina, aulas recomeçam nesta quarta e reposição será discutida

Depois de quase cinco meses de greve, os professores da rede estadual do Rio de Janeiro decidiram em assembleia nesta terça-feira, 26, suspender a paralisação. Diante da decisão, a orientação do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do RJ (Sepe) é que os profissionais retornem ao trabalho nesta quarta-feira, 27. Em Nova Friburgo, segundo o SEPE, a greve tinha a adesão de 60% a 70% da categoria.

De acordo com o Sepe, a categoria irá manter a mobilização. Uma nova assembleia será realizada no sábado, 30, para decidir os rumos das reivindicações da categoria. Na ocasião, os professores irão discutir também as condições que serão apresentadas ao governo para a reposição das aulas.

Segundo o Sepe, já está agendada para o dia 2 de agosto uma audiência com a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) para discutir como será feita a reposição das aulas.

A greve na rede estadual de educação teve início no dia 2 de março e contou com o apoio dos próprios estudantes, que promoveram a ocupação de dezenas de escolas no estado - em Friburgo, o CEJE.

Em junho, os servidores da educação tiveram quase a metade dos salários descontados porque a Justiça considerou a greve dos profissonais abusiva. A redução aconteceu do dia 14 ao dia 30 de junho.