Friburguenses ficam em 1º lugar em desafio nacional do Senai

20/10/2016 19:55:51
Compartilhar

De um universo de 993 projetos inscritos e cerca de 4 mil participantes de todo Brasil, uma equipe friburguese ficou em primeiro lugar no Desafio Senai de Projetos Integradores. O Acesse – Kit de Adaptação para Máquinas de Costura foi campeão na categoria Inclusão de Pessoas com Deficiência. A proposta do desafio é incentivar o uso da Metodologia Senai de Educação Profissional (MSPE) e o empreendedorismo como processo de inovação pelo ensino.

Os jovens friburguenses conquistaram o pódio ao criar um dispositivo eletromecânico que pode ser instalado em máquinas que tenham o motor elétrico convencional com embreagem mecânica ou Direct Drive – que é um tipo de motor com acionamento direto, ou seja, não precisa de elementos de fixação ou de transformação de energia. É um pequeno controle analógico, similar aos utilizados em joysticks para jogos eletrônicos, ligado a uma placa receptora de sinais que converterá o movimento feito pelo operador em micromovimentos a serem realizados por um motor de passo, sendo este acoplado ao motor da máquina de costura.

O controle analógico fica posicionado para ser usado pela mão direita do usuário e poderá ter seu posicionamento ajustado visando a melhor ergonomia do operador. Toda a arquitetura eletrônica e de controle do projeto foi feita em Arduino, uma plataforma de prototipagem, dotada de placa única e oferecida como um hardware livre.

A solução é fruto do trabalho de José Felipe de Carvalho Araújo e Ramom Souza da Silva, estudantes do curso técnico em Automação; e de Pedro Augusto de Souza Miranda e Wellyson Gomes Amorim, que cursam o técnico em Vestuário. De acordo com estimativas dos estudantes, o custo de produção do Kit Acesse será baixo, tornando o projeto uma alternativa viável. Ponto para a inclusão social, principalmente em Nova Friburgo, capital da moda íntima.

Para participar, os projetos devem propor soluções para indústria e sociedade. Na etapa nacional, passaram pelo crivo de mais de 60 avaliadores. Outros temas trabalharam a contribuição da indústria para a melhoria da qualidade de vida na sociedade, melhoria da produtividade, sustentabilidade e eficiência energética. O estado do Rio ocupa três posições no pódio, sendo duas em primeiro lugar e uma em segundo. Os outros dois projetos são da Capital Fluminense.

A premiação vai acontecer em novembro. Além de um troféu, os alunos vão ganhar uma visita técnica à polo tecnológico com duração de três dias, à Olimpíada do Conhecimento 2016 e um certificado para cada participante.

Compartilhar