x
Publicado 06/07/2017 08:33:17

Friburgo: Vereadores cobram informações sobre venda da FAOL

Venda da FAOL não foi explicada até hoje (foto: Giuseppe Carvalho)

Depois de dois meses após ter sido sacramentada, a Câmara de Vereadores de Nova Friburgo vota nesta quinta-feira, 6, requerimento de informações sobre a transferência do controle societário da Empresa Concessionária de Transporte Público Friburgo Auto Ônibus Ltda (FAOL). O requerimento ainda cobra informações sobre o cumprimento do contrato de concessão.

A venda Friburgo Auto Ônibus (FAOL) pegou os friburguenses de surpresa em meados de maio e, até hoje, não foi explicada publicamente. Estima-se que a transação tenha envolvido um montante de aproximadamente R$ 80 milhões. Contudo, cerca de 60% deste valor estaria atrelado ao passivo (dívidas) da empresa, inclusive, com o poder concedente (Prefeitura).

A concessão de transporte público vinha sendo feita nos últimos cinco anos pela empresa Real que repassou os serviços para um pool de empresas formado pelas Viações Expresso Recreio, Coesa e Pavunense (esta última, ligada às Viações Útil e Fácil), sem prévia comunicação ao poder concedente.

O requerimento é assinado pelo vereador Professor Pierre (Psol) e necessita do apoio de mais 10 vereadores - maioria simples.