x
Publicado 19/03/2017 11:04:44

Friburgo: Vacinação contra a febre amarela leva 14 mil aos postos de saúde, segundo Prefeitura

Friburgo teve grandes filas para vacinação no Dia D

A Prefeitura de Nova Friburgo informou que aproximadamente 14.600 pessoas foram vacinadas nos 11 postos de saúde no Dia D contra a febre amarela, neste sábado, 18. O governo acrescentou que "a vacinação seguirá durante todo o mês nas unidades básicas de saúde espalhadas pela cidade".

Na Policlínica Sylvio Henrique Braune, no Suspiro, mais de 2.500 pessoas foram imunizadas. Nos distritos de Lumiar e São Pedro da Serra, áreas consideradas de bloqueio devido à proximidade com o município de Casimiro de Abreu - onde ocorreu uma morte - quase duas mil foram vacinadas no Dia D.
Nas redes sociais, friburguenses relataram vários problemas, como as extensas filas e certa desorganização em alguns postos de saúde, fato minimizado pelo prefeito Renato Bravo diante da grande procura pela vacina num único dia.

“É claro que uma enorme mobilização como esta tem seus pontos negativos também, problemas e imprevistos operacionais, mas o resultado final foi muito positivo, pois a Saúde esteve e continuará estando em todos os lugares, lado a lado com a população”, disse o prefeito na nota emitida pelo governo municipal.

DOE SANGUE ANTES DE SE VACINAR

Conforme esclarecido pela Secretaria Municipal de Saúde, todas as pessoas que se vacinarem contra a febre amarela não poderão doar sangue pelos próximos 30 dias. Com isso está sendo montado um esquema especial no Hemocentro de Nova Friburgo, a fim de atender à população e manter os estoques de sangue em dia na unidade. Desta forma, entre os dias 20 e 31 de março, o Banco de Sangue funcionará de segunda a sexta-feira em horário estendido, das 8h às 16h.