Friburgo: Rio Macaé está ameaçado por construção de 3 centrais hidrelétricas

20/08/2016 07:25:53
Compartilhar

Paraíso ecológico, o Rio Macaé que nasce em Friburgo e corta grande território do município está ameaçado pela proposta de construção de três pequenas centrais hidrelétricas visando a geração de 65 mw/h. A proposta polêmica já teria sido apresentada pela empresa Alupar Investimentos ao Comitê de Bacias Hidrográficas.

Para os ambientalistas, os impactos são significativos à vazão de água no trecho entre o poço verde (pouco acima do Encontro dos Rios até o final das corredeiras no baixo curso). Segundo eles, a água que restaria no rio (em todo o ano) seria a metade da vazão mínima de referência, ou seja, 50 % da média entre as 10 menores vazões dos últimos 10 anos.

“Todo o turismo na região depende do rio conservado. Os danos são graves para a geração atual e para as gerações futuras. Não precisamos e nem queremos pequenas centrais hidrelétricas no Rio Macaé. O rio é um patrimônio coletivo”, diz um grupo de defensores do Rio Macaé que lançaram nas redes sociais uma petição contra o empreendimento privado.

Saiba mais:

http://zip.net/bltqK7

Compartilhar