x
Publicado 19/07/2017 17:20:57

Friburgo reduz desmatamento e recebe título de primeiro município do Brasil em número de RPPN

Mata Atlântica em Nova Friburgo (imagem: arquivo)

SECOM / FRIBURGO

Uma ótima notícia para o município: Nova Friburgo ganhou o título de primeiro município do Brasil em número de Reserva Particular do Patrimônio Natural.

Para Alexandre Sanglard, secretário municipal de Meio Ambiente, “a iniciativa do Estado é mais um incentivo ao princípio de que o desmatamento é um sério agravante à preservação do meio ambiente”.

A Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) consiste das áreas de mata preservada, as matas nativas, na qual os responsáveis pelas propriedades que possuem áreas com essas características desejam transformá-la em uma reserva.

Anteriormente havia um custo para que esse processo fosse efetivado. Hoje a solicitação pode ser feita diretamente no Instituto Estadual do Ambiente (Inea), sem ônus para os pequenos proprietários.

Uma equipe do Inea visita a área, avalia e esta fica impossibilitada de ser desmatada. Portanto, além da área de mata nativa ficar sob a proteção do Estado, ou seja, ficar resguardada como uma reserva de patrimônio natural e passar a integrar uma RPPN, o proprietário ainda fica isento de pagar imposto pela área identificada.

A ação do Inea contribui efetivamente para que cada vez mais pessoas estejam engajadas no movimento de conservação e voltem seus olhares para uma causa considerada de enorme relevância – inclusive tema de encontros no mundo inteiro – a fim de que a população possa realmente obter qualidade de vida.