x
Publicado 28/11/2016 09:43:05

Friburgo na campanha do Dia Mundial de Luta Contra a Aids

A campanha pelo Dia Mundial de Luta Contra a Aids será realizada dia 1 de dezembro. Em Nova Friburgo, uma programação foi planejada para esse dia. A abertura será às 8h, com missa na Catedral São João Batista, seguido de um café da manhã, que está será promovido pela Pastoral pela Vida. Também haverá testagem rápida do HIV. Com apenas 20 minutos e uma gota de sangue da ponta do dedo pode-se diagnosticar com antecedência a doença. Outras ações de prevenção para a população serão desenvolvidas.
A data tem o objetivo de conscientizar a população sobre o HIV/AIDS. Não apenas informar as pessoas sobre os sintomas, perigos e formas de se prevenir da doença. A data também tem a função de auxiliar no combate contra o preconceito aos portadores de HIV.
A promoção e divulgação das ações de prevenção e diagnóstico precoce do HIV entre a população está sendo feito pela secretaria municipal de Saúde/sub-secretaria de Vigilância em Saúde, através do Programa IST/AIDS/HV de Nova Friburgo, em parceria com a Pastoral pela Vida – CNBB e o curso de enfermagem da Universidade Estácio de Sá.

PROGRAMAÇÃO
Dia: 01 de dezembro
8:00 – Missa em ação de Graça pela vida, na Catedral São João Batista e café da manhã para os portadores, em parceria com a Pastoral pela Vida.

TESTAGEM: Teste Rápido Diagnóstico do HIV e Teste Triagem da Sífilis
8:30 às 16:00
Local:
CENTRO DE SAÚDE SÍLVIO HENRIQUE BRAUNE
AMBULATÓRIO BENTO XVI (apenas HIV)

ATIVIDADE DE PREVENÇÃO
9:00 às 16:00
Local:
- ESTAÇÃO LIVRE – Antiga Rodoviária Urbana
- Distribuição de folder, preservativos e gel lubrificante, com a finalidade de prevenção
- Roda de Conversa para jovens e população adulta
- Vacinação ( levar caderneta de vacinação)
- Orientação sobre vacina contra o HPV