Friburgo: Moradores têm laudo para reconstruir prédio da Rua Cristina Ziede

02/09/2016 12:03:52
Compartilhar

O portal de notícias Nova Friburgo em Foco antecipou a informação: em reunião realizada nesta quinta-feira, 1º, com moradores do prédio Cristina Ziede – que teve parte da sua estrutura destruída no evento climático de 2011 – o secretário de Meio Ambiente, Alexandre Sanglard, entregou alguns laudos autorizando que seja dada uma solução definitiva sobre o que será feito com a construção.

O prédio, que teve uma parte severamente atingida no evento climático, foi totalmente desabitado e interditado desde então em caráter de urgência pelo governo do Estado pelo fato da estrutura de fundação ser comum a toda a construção. Os laudos das obras feitas pelo governo do Estado de contenção de encostas próximas ao prédio atestam a segurança do local.

O secretário afirma que a partir de agora, os proprietários tem legalmente a autorização para tomarem a decisão sobre o que será feito com o prédio: se o prédio será demolido ou se a estrutura original afetada será reconstruída.

Ele afirmou ainda que os moradores já tem uma laudo de uma empresa especializada em engenharia e recuperação estrutural que atesta que a recuperação é possível. Segundo Alexandre, a recuperação da estrutura é viável uma vez que o imóvel é de excelente qualidade.

Além disso, a recuperação do imóvel seria mais um marco da recuperação da cidade, já que a imagem do prédio, assim como inúmeras outras, viajou o mundo. A recuperação vai marcar a retomada de um espaço que é legitimamente, dos friburguenses.

Após a entrega do laudo da Defesa Civil e do documento com o parecer da secretaria de Meio Ambiente ao síndico do imóvel, os moradores realizarão uma assembléia onde serão decididas as medidas a serem tomadas para a promoção de uma solução técnica do imóvel.

A Defesa Civil só pode desinterditar o prédio após as obras de recuperação serem realizadas e devidamente vistoriadas.

Por Ana Carolina Romanelli

Compartilhar