x
Publicado 18/02/2017 08:41:34

Friburgo: Integração plena nos ônibus já está em vigor após decreto do prefeito

Decreto amplia a integração do transporte friburguense

A concessionária de ônibus FAOL iniciou nesta segunda-feira, 20, o cumprimento do decreto municipal 037/2017, assinado pelo prefeito Renato Bravo, que determina a realização da integração plena, de ponta a ponta, em todo território de Nova Friburgo.

O decreto assinado pelo prefeito Renato Bravo, datado de 17 de fevereiro, é sucinto, com apenas dois pequenos parágrafos. No primeiro, ele diz que "fica determinado a implementação da integração plena" e no outro informa que o mesmo entra em vigor na data de sua publicação revogando disposições anteriores.

A concessionária, porém, distribuiu nota oficial demonstrando preocupação com eventuais efeitos econômicos/financeiros que a mesma poderá vir a acarretar num futuro próximo: "A Friburgo Auto Ônibus Ltda (Faol) se preocupa com os desdobramentos da publicação deste decreto, em um momento econômico difícil para o país e para a empresa, temendo um agravamento da sua situação financeira".

A integração plena foi um dos principais temas políticos da campanha eleitoral do ano passado. Renato Bravo, candidato na ocasião, defendeu o retorno integral do sistema que, na sua opinião, "garante uma integração sadia, justa e, acima de tudo, com qualidade de vida para toda a população".

A integração permite que o usuário se desloque para qualquer ponto da cidade, mesmo utilizando mais de um ônibus, pagando apenas uma tarifa - a troca de coletivos pode ser feita no período de 2h, a partir do início da viagem. O usuário, entretanto, precisa ter o bilhete eletrônico para usufruir da integração.