x
Publicado 17/04/2017 12:25:12

FRIBURGO: Eleição na AFAPE gera polêmica, confusão e vai parar no Poder Judiciário

A AFAPE (Associação Friburguense de Amigos e Pais do Educando), sediada na Via Expressa, em Olaria, vive uma de suas piores crises internas desde que foi fundada em 1961.

A situação foi provocada devido à eleição para a entidade que estava marcada para a última quinta-feira, 13, véspera do feriado de Páscoa, mas acabou não ocorrendo. O pleito envolve duas chapas.
O cancelamento da eleição provocou protesto na porta da instituição, que atende cerca de 400 crianças com necessidades especiais e foi necessário a intervenção da Polícia Militar que chegou a encaminhar seis familiares de alunos e funcionários da entidade para a 151ª DP.

Neste sábado, 15, os vereadores Zezinho do Caminhão e Professor Pierre, ambos do PSOL, se reuniram na Câmara com um grupo de familiares de alunos e funcionários para discutir o impasse na AFAPE. Na ocasião, ficou decidido que o caso será encaminhado para o Ministério Público e ainda para decisão da Justiça - nas varas cível e criminal. O grupo cobra uma intervenção na entidade até o restabelecimento de novo pleito eleitoral.

Integrantes da chapa de oposição à atual gestão narram ameaças e ainda denunciam supostas irregularidades no processo eleitoral. O caso também está sendo acompanhado pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

O portal ainda não conseguiu contato com representante da atual diretoria da AFAPE.