x
Publicado 06/12/2017 18:15:28

Friburgo: Educação abre pré-matrícula para 2018 nesta sexta

A Secretaria de Educação de Nova Friburgo abre nesta sexta-feira, dia 8, as inscrições para novos alunos nas escolas da rede pública municipal para o ano letivo de 2018. A pré-matrícula pode ser feita pela internet até o dia 14 de dezembro.

As vagas abertas são para a Educação Infantil (creche e pré-escola) e Ensino Fundamental (do 1º ao 9º ano). Os interessados devem acessar o site da Prefeitura de Nova Friburgo, www.novafriburgo.rj.gov.br, clicando no link Sistema do Cadastro Único de Espera – Pré-Matrícula.

As inscrições podem ser feitas de qualquer computador com conexão de internet, oferecendo mais conforto e praticidade aos interessados. Mas os pais ou responsáveis que não têm acesso à internet podem realizar a inscrição em um dos 35 polos de pré-matrícula, conforme relacionados na portaria, cuja íntegra pode ser acessada pelo link: https://goo.gl/o8hg55.
A partir deste ano, será necessário apresentar o CPF (Cadastro de Pessoa Física) da criança. Os demais documentos exigidos para inscrição são: certidão de nascimento da criança; CPF do responsável legal; carteira de identidade do responsável legal; cartão do Bolsa Família (se for o caso); comprovante de residência; número da matrícula funcional (caso o responsável seja servidor da rede municipal e esteja pleiteando uma vaga em creche) e o número de telefone de contato.

Quem ainda não emitiu o CPF das crianças pode fazê-lo gratuitamente no escritório da Receita Federal em Nova Friburgo ou agências conveniadas como Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil ou Correios, mediante o pagamento de taxa no valor de R$7,50.

Todo o processo de pré-matrícula é acompanhado e fiscalizado por uma comissão formalmente designada, composta por servidores da Secretaria de Educação.

A distribuição das vagas disponíveis entre os cadastrados é feita de acordo com a disponibilidade física de cada unidade escolar e o tipo de atendimento prestado por ela, atendendo-se aos critérios de prioridade para alocação: criança/adolescente com deficiência, na forma da Lei 13.146/15; criança/adolescente cuja família seja beneficiada pelo Programa Bolsa Família; responsável legal ser servidor público municipal, conforme previsto na Lei Municipal 2343/90; proximidade da residência; permanência na rede pública de ensino; irmãos estudando na mesma instituição. Em caso de empate, a prioridade será do aluno que tiver a data de cadastro mais antiga.

A divulgação da relação nominal dos alunos alocados na rede será divulgada no site da Prefeitura no dia 17 de dezembro. A efetivação da matrícula deverá ser realizada pelos responsáveis na própria unidade escolar onde o aluno foi alocado nos dias 18 e 19 de dezembro.