Friburgo: Central de Esterilização do Raul Sertã é interditada pela Vigilância Sanitária Estadual

09/06/2017 17:40:17
Compartilhar

A fiscalização da Vigilância Sanitária Estadual interditou na tarde desta sexta-feira, 9, a Central de Materiais e Esterilização (CME) do Hospital Municipal Raul Sertã – considerado imprescindível para a realização de cirurgias no principal unidade de saúde de Nova Friburgo.

A interdição é consequência de uma vistoria recomendada pela 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Ministério Público de Nova Friburgo. O MP havia recebido denúncia de médicos apontando irregularidades na Central de Materiais e Esterilização, que podem elevar a incidência de complicações operatórias infecciosas.

Dois motivos que teriam levado a Vigilância Sanitária Estadual a interditar a CME do Raul Sertã são as precárias condições físicas do local e ainda a falta de capacitação (treinamento) do pessoal, entre outros.

A Prefeitura de Nova Friburgo continua sem se manifestar sobre o problema e não respondeu à indagação se apenas as cirurgias eletivas estão suspensas ou se a interdição também atingirá as cirurgias de emergência.

NOTA DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA

 A Superintendência de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado de Saúde informa que, após vistoria realizada nesta sexta-feira (09/06), interditou a central de esterilização do Hospital Raul Sertã. A interdição não impede o funcionamento da unidade para cirurgias de urgência e emergência, desde que estas sejam realizadas com material esterilizado em central esterilizadora em condições de funcionamento, e que o mesmo seja levado ao hospital em transporte adequado.

Compartilhar