x
Publicado 06/11/2015 14:59:13

Friburgo: Câmeras monitoram e multam motoristas em fila dupla

Secretário Haroldo Pereira pede atenção aos motoristas

A Secretaria Municipal de Mobilidade e Ordem Urbana de Nova Friburgo informa que os autores de infrações de trânsito detectadas pela Central de Monitoramento do Programa Cidade Inteligente estão sendo multados. Desde o dia 20 de outubro, a equipe da central vem anotando e multando os infratores, que, em sua na maioria, estão estacionando em fila dupla.

De acordo com o secretário municipal Haroldo Pereira, os motoristas devem ficar atentos pois a central está aplicando as multas apenas pelas câmeras, sem que haja a necessidade de um guarda no local. Contudo, quando as ocorrências acontecem perto dos guardas, esses são acionados e inicialmente advertem os condutores. Caso a advertência não surta efeito, é aplicada a multa.

Em relação à fila dupla, Haroldo disse que a equipe da Central, que é composta por vários servidores, inclusive da Polícia Militar, foi orientada a observar uma tolerância, principalmente nos casos reconhecidos de desembarque de passageiros.

O número de multas ainda não foi divulgado, mas todas as infrações estão sendo enviadas para os órgãos competentes, que as expedem para os proprietários dos veículos. A infração para os casos mais comuns, que são os de fila dupla, valem cinco pontos na carteira, e o valor é de R$ 127,00. 
O mais importante disso tudo, avalia o secretário Haroldo Pereira, não é multar, mas disciplinar o trânsito na cidade e, com isso, contribuir para a mobilidade urbana.

“Desde que iniciamos esse trabalho de monitoramente através de nossas 32 câmeras, já percebemos uma melhoria considerável no trânsito e na disciplina. Percebemos que reduziu muito a prática da fila dupla”, afirmou.