Friburgo: Após ação das polícias Civil e Militar, juiz decreta prisão preventiva de 35 traficantes

24/03/2018 11:20:17
Compartilhar

O juiz Marcelo Alberto Chaves Villas, da 2ª Vara Criminal de Nova Friburgo, decretou, esta semana, a prisão preventiva (por tempo indeterminado) de 35 acusados pela polícia na Operação Amálgama, que apura o tráfico de drogas em Olaria e com ramificações em outros bairros.

A maior parte dos acusados foi presa recentemente na operação deflagrada conjuntamente pelas polícias Civil e Militar, comandadas em Friburgo pelo delegado Henrique Pessoa (151ª DP) e o coronel Eduardo Vaz Castellano.

O Ministério Público estadual, autor da denúncia, pediu a prisão preventiva dos acusados, pelos crimes de corrupção de menores, porte ilegal de armas e associação com a facção criminosa Comando Vermelho.

Na decisão, o magistrado marcou audiência de instrução e julgamento por vídeo conferência, para o dia 4 de junho, às 13 horas, para os réus que já estão presos.

De acordo com o juiz Marcelo Villas, a decretação das prisões se faz necessária não apenas para garantir a ordem pública, mas também para assegurar a aplicação da lei penal.

“Há relatos de troca de tiros com traficantes ostentando fuzis e granadas em área residencial do Complexo de Olaria, com moradores inocentes no meio do tiroteio, o que justifica por si só a decretação dos mandados de prisão para trazer a paz pública. Somam-se, ainda, casos de torturas no Complexo de Olaria com a participação de diversos integrantes da facção criminiosa. Exemplo é a tortura de uma menina, inclusive com a ousadia de filmarem e postarem nas redes sociais para causar mais temor na população”, justificou o juiz na decisão.

Operação – A Operação Amálgama foi deflagrada pelo Ministério Público do Rio, em conjunto com as polícias Civil e Militar com a finalidade de desarticular o tráfico de drogas no bairro Alto de Olaria, local em que ocorreram recentes confrontos armados entre traficantes e forças policiais e no qual se verifica intenso fluxo de criminosos vindos da região metropolitana do Rio. 

Compartilhar