Friburgo: Ação voltada ao Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais

26/07/2016 17:20:08
Compartilhar

Evento acontece em unidades de saúde da cidade até sexta-feira (29).
Pacientes com mais de 40 anos terão prioridade.

Até esta sexta-feira (29), Nova Friburgo tem ação voltada ao Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. Testagens rápidas serão realizadas na Policlínica Centro Doutor Silvio Henrique Braune, no Ambulatório Bento XVI, e na Associação de Diabéticos de Nova Friburgo (Adinf), além da Unidade Básica de Saúde do bairro São Geraldo.

 Terão prioridade para os testes de HCV (hepatite C) os pacientes a partir de 40 anos que tenham feito cirurgias, transfusões de sangue ou forem transplantados antes de 1993.

Na Policlínica Centro será oferecida testagem rápida para as Hepatites B e C, como vacinação contra a Hepatite B e orientações sobre as hepatites virais. Nas demais unidades será oferecida a testagem para Hepatite C.

As hepatites virais B e C são transmitidas pelo sangue, esperma, secreção vaginal através da relação sexual e transmissão vertical (da mãe para o bebê). Dessa forma a transmissão pode ocorrer pelo compartilhamento de objetos contaminados como lâminas de barbear e de depilar, escovas de dente, alicates de unha, materiais para colocação de piercing e para confecção de tatuagens; instrumentos utilizados em uso de drogas injetáveis, inaláveis, acidentes com exposição de material biológico e procedimentos em que não se aplicam as normas adequadas de esterilização.

A prevenção é feita utilizando preservativos nas relações sexuais, não utilizando materiais cortantes ou agulhas que não estejam devidamente esterilizados e o não compartilhamento de objetos utilizados para utilização de drogas aspiradas e injetáveis. As unidades de saúde oferecem diariamente a vacina contra hepatite B para a população em geral.

Compartilhar