x
Publicado 20/08/2016 06:20:26

Friburgo: 20% das ligações para bombeiros são trotes, diz coronel

Bombeiros: 24 horas de plantão

Por Nova Friburgo em Foco

Os bombeiros são verdadeiros anjos da guarda da população. Durante as 24 horas do dia, eles estão de prontidão para atender as ocorrências de socorro da população - desastres, acidentes, incêndios, socorro a pedestes etc. Isso todo mundo sabe, mas muitos friburguenses ainda parecem não respeitar o trabalho do grupamento. O número de trotes diários recebidos pelo 6º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM) mostra uma triste e perigosa realidade:

"A média é de cinco trotes por dia. Ou seja, 20% das ligações para o 193", afirma o coronel Fábio Gonçalves, comandante do 6º GBM.

A média de trotes diários feitos pela os bombeiros de Friburgo é maior que a do Estado do Rio, onde 15% das ligações são pegadinhas de gente inescrupulosa.

O trote pode atrasar o atendimento a casos reais e urgentes. Além disso, passar trote para um serviço de emergência é crime previsto em lei. O dono da linha de onde é feito o trote fica obrigado a ressarcir os valores relativos aos gastos gerados pela falsa ocorrência. Claro, além de multa e detenção também estão previstos no Código Penal.