Friburgo: 15 casas ameaçadas por pedra são interditadas

20/02/2019 10:50:30
Compartilhar

Quinze imóveis residenciais estão sendo interditados na Rua Zuleica Ramos de Valença, no Parque Maria Tereza, no distrito de Conselheiro Paulino. As casas estão ameaçadas por uma grande pedra no alto da comunidade.

A decisão de interditar os imóveis ocorreu nesta terça-feira, 19/2, em reunião dos moradores com equipes da Defesa Civil, Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Obras e da Procuradoria de Nova Friburgo.

“Eles já assinaram o termo da Defesa Civil e foram orientados a sair imediatamente de suas casas, já que existe o risco iminente de deslocamento da pedra que está acima de suas casas”, disse a Prefeitura.

A Secretária de Assistência Social, Emmanuele Marques, informou que cada morador que seja proprietário de imóvel interditado, irá receber um aluguel social de R$ 700,00, durante 12 meses e podendo ser renovado por igual período.

“A Prefeitura de Nova Friburgo vai seguir tentando junto ao Governo do Estado e à União, maneiras de viabilizar uma obra no local”, acrescentou o governo municipal. “A Prefeitura colocou suas equipes à disposição para agilizar os processos junto aos moradores, no que se refere ao aluguel de novas casas, já que a ordem é de saída imediata do local. Por isso, quem apresentar uma nova habitação, terá sua inclusão imediata no aluguel social”.

Caso os moradores não consigam achar um imóvel tão rápido, a recomendação é que deixem imediatamente as casas e procurem moradias de parentes e amigos.

A Prefeitura de Nova Friburgo, por meio da Defesa Civil Municipal, acrescentou ainda que vem monitorando a área e, na semana passada, solicitou a presença do DRM – Departamento de Recursos Minerais do Estado do Rio, que ampliou a área de interdição, por medida de segurança. Anteriormente, 10 casas seriam interditadas. Mas, após o laudo do órgão estadual, a Defesa Civil decidiu expandir a área de interdição.

Compartilhar