Fique atento em como malhar sem prejudicar a coluna

13/05/2016 16:59:57
Compartilhar

A coluna é uma das partes mais importantes do corpo: a responsável pela estabilidade e sustentação dos membros. É também uma das regiões mais lesionadas durante a prática de musculação, devido a exercícios realizados de forma errada ou com excesso de peso. Para ter mais segurança e não prejudicar a saúde, é preciso saber como malhar corretamente.

Além disso, fortalecer a região também com exercícios específicos para a lombar e abdômen também é fundamental. Tudo, é claro, com orientação profissional e respeito aos seus limites.

Importância dos cuidados com a coluna

A coluna possui 33 vértebras, além de abrigar a medula, canal de comunicação entre o cérebro e o corpo. É composta por músculos, nervos e discos, sendo responsável pela sustentação, mobilidade e agilidade de toda a estrutura corporal.

É o pilar do nosso corpo, por isso devemos ter um cuidado especial com ela.

Segundo dados da Pesquisa Nacional da Saúde 2014, realizada pelo IBGE, 18,5% da população adulta do Brasil é acometida por doenças crônicas na coluna, o que representa cerca de 27 milhões de pessoas.

Na hora da musculação, é importante proteger a região para evitar danos que podem se tornar mais graves. Além disso, fortalecer a coluna com exercícios contribui para aliviar dores nas costas, tratar e evitar complicações. O praticante deve buscar formas de como malhar corretamente e da melhor maneira para o seu caso.

Para protegê-la devemos tomar alguns cuidados, como fortalecer o core (região composta pelos músculos abdominais, oblíquos e lombares), pois mantendo-o fortalecido melhoramos a execução dos movimentos e, assim, reduzimos riscos de lesão nos exercícios mais complexos.

Como malhar sem prejudicar a coluna

Não é comum sentir desconforto ou dor durante a prática de exercícios, sendo esse um sinal enviado pelo corpo de que algo está errado. No caso da coluna, o quadro de incômodos costuma estar presente para quem excede a carga ou realiza o exercício de forma incorreta.

Um dos principais cuidados na hora de saber como malhar sem prejudicar a região é realizar uma avaliação médica antes de começar a prática, para verificar a condição física e iniciar um treino com exercícios adequados às características, limitações e objetivos de cada pessoa.

Já durante a prática dos exercícios, é indicado cuidados importantes priorizar a qualidade do movimento (e não a quantidade), não exceder a carga e manter o abdômen sempre em contração. Além disso, o atleta deve manter uma postura correta, descansar entre as séries e respeitar o programa estabelecido pelo professor.

Os exercícios mais perigosos para a coluna e que exigem ainda mais cuidados de como malhar corretamente, são aqueles de maior complexidade. Ou seja, os multiarticulares e dos membros inferiores.

Um exemplo é o agachamento livre com barra nas costas, que faz compressão do peso na coluna se for realizado incorretamente.. Além de saber como malhar e realizar os exercícios corretamente, outra forma de evitar danos é fortalecer a região do core. Para isso, é importante ter uma atenção especial com a lombar.

Fonte: http://doutissima.com.br/

Compartilhar